Portugal
“Pinto da Costa está a 10 pontos e não se ouve ninguém a contestar"
Redação
2021-02-22 16:25:00
Octávio Machado vê “uma grande diferença” entre FC Porto e Benfica

A onda de contestação que se abateu no reino da Luz, após uma série de resultados negativos – e que surgiu muito antes do nulo de ontem frente ao Farense – leva Octávio Machado a fazer um paralelo com o que sucede no FC Porto, que à partida para esta jornada estava a 10 pontos do Sporting, sem que o seu presidente fosse contestado, ao contrário do que sucede com Luís Filipe Vieira. 

O antigo treinador assinala uma curiosidade, que se prende com a ausência de contestação ao presidente do FC Porto, numa altura em que a diferença pontual para o Sporting também deixa pouca margem de manobra. “Falou-se de Pinto da Costa e bem. Está a 10 pontos e não se ouve ninguém a contestar”, afirmou Octávio, que recorda a sua passagem pelo FC Porto e a forma como foi tratado.  

“Eu saí do FC Porto, estava na Liga dos Campeões, passei a fase de eliminatórias e de grupos, também com a Juventus, e, no entanto, as coisas processaram-se de maneira diferente. Espetaram-me uma faca nas costas”, referiu. 

Octávio Machado não compreende a contestação ao presidente Luís Filipe Vieira e ao treinador Jorge Jesus. “O presidente fala quando entender. Quando o FC Porto ficou a oito pontos, Pinto da Costa disse ‘basta’. Há bem pouco tempo, Rui Costa, e bem, deu uma entrevista ao canal do clube. O Benfica, em 2007/08, ficou a 23 pontos do primeiro, com um treinador que foi para o FC Poro e foi campeão: Jesualdo Ferreira”, lembra. 

“O Benfica esteve 36 anos sem ir a finais europeias. Com Jorge Jesus foi duas vezes. É o treinador com mais títulos ao serviço do Benfica. Houve eleições há quatro meses e a oposição nunca contestou Jorge Jesus, que estava já contratado”, salienta ainda, para reforçar a sua ideia: não se entende a contestação na Luz, não obstante os maus resultados na presente época. 

O FC Porto defronta hoje o Marítimo, nos Barreiros, sendo que em caso de vitória reaproxima-se do Sporting, ficando a 10 pontos. Neste momento, com um jogo a menos, os dragões distam 13 pontos do líder.

Porém, se no campeonato a turma de Sérgio Conceição está aquém do esperado, na Liga dos Campeões o percurso dos azuis e brancos tem sido notável. Depois da qualificação para os oitavos de final, o FC Porto conseguiu uma vitória histórica diante da Juventus, resultado que deixa a eliminatória em aberto, com a possibilidade de os dragões atingirem os quartos de final. 

Acresce que já se celebraram títulos no dragão, com a conquista da Supertaça, diante do Benfica.