Portugal
Pinto da Costa alvo de processo na FPF após queixa da APAF
Redação
2021-02-19 15:50:00
Dirigente criticou as arbitragens

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu instaurar um processo disciplinar ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e a Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do clube, por declarações contra as arbitragens.

"Instauração de processo disciplinar a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, por deliberação da Secção Não Profissional, de 12 de fevereiro de 2021, na sequência de participação disciplinar apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, tendo por objeto declarações proferidas a órgãos de comunicação social", refere o CD, em comunicado.

Nos últimos tempos, o emblema liderado por Pinto da Costa tem levado a cabo uma série de críticas e reparos ao trabalho do Conselho de Arbitragem.

As críticas têm sido feitas quer por Pinto da Costa, quer pelo vice-presidente Vítor Baía e o treinador Sérgio Conceição mas também por outras figuras da história azul e branca.

Na última semana, Francisco J. Marques foi ao Porto Canal queixar-se das arbitragens e dizer que os dragões acreditam ter menos seis pontos fruto do trabalho dos árbitros.

"O FC Porto tem menos seis pontos à custa da arbitragem. Empates com Benfica, Belenenses e SC Braga que seriam vitória. É muito prejuízo", lamentou Francisco J. Marques, que criticou ainda o silêncio do Conselho de Arbitragem perante estas situações.

Antes das declarações de Francisco J. Marques, já o FC Porto tinha publicado um vídeo com imagens de Jesús Corona e Luis Díaz, referindo que “o talento nunca se vergará”. As imagens eram referentes aos jogos com o SC Braga, com o mexicano e o colombiano a serem alvos de entradas passíveis de sanção disciplinar, no entender dos dragões.

A informação deste processo que Pinto da Costa e Francisco J. Marques têm de enfrentar é conhecida no dia em que o Supremo Tribunal Administrativo (STA) confirmou as multas ao FC Porto e a Francisco J. Marques, diretor de comunicação dos dragões, por declarações feitas em 2019 num programa televisivo.

O FC Porto está atualmente em segundo lugar no campeonato, a dez pontos de distância do Sporting, que é líder da classificação, tendo alargado margens na última jornada.