Portugal
Petit vai a jogo "um pouco às escuras"
2020-09-17 14:10:00
Belenenses SAD arranca época contra o Vitória de Guimarães

O treinador do Belenenses SAD, Petit, está confiante para o começo da I Liga de futebol, frente ao Vitória de Guimarães, e assumiu hoje que espera um jogo difícil no reencontro com Tiago Mendes e Ricardo Quaresma.

Depois de cinco semanas de pré-época, o treinador dos lisboetas admitiu que foi um período com algumas diferenças do habitual, em virtude da pandemia de covid-19, mas realçou que a equipa está preparada para o primeiro encontro oficial e espera sair do estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com os primeiros três pontos da temporada.

"Estamos prontos para começar com o pé direito. Foram cinco semanas de pré-época diferentes, com jogadores novos, mas que se adaptaram bem e procurámos integrar na nossa dinâmica e ideia de jogo. Esperamos um jogo difícil com o Vitória, contra uma boa equipa e que tem um treinador novo e de qualidade", referiu Petit, que acrescentou que deseja "as melhores felicidades" ao novo treinador dos vitorianos, Tiago Mendes, de quem foi companheiro de equipa, "mas apenas depois do jogo de amanhã [sexta-feira]".

Sobre a equipa vimaranense, o treinador dos ‘azuis' assumiu que parte para os 90 minutos "um pouco às escuras", pois a pandemia impediu que os treinadores pudessem ver os jogos dos adversários, mas frisou que o Belenenses SAD tem é de estar focado no que pode fazer.

"Queremos uma época tranquila e para isso é importante começar bem. Esperamos ter uma equipa forte, os jogadores que chegaram já os conhecia e sei o que podem dar, por isso queremos estar fortes, compactos e a jogar com alegria e intensidade", resumiu o técnico.

Mais do que conhecidas são as capacidades de Ricardo Quaresma, a estrela maior do Vitória de Guimarães por estes dias. Petit conhece bem o ‘mustang', jogou com o extremo na seleção nacional, e elogia o regresso do internacional português à I Liga.

"É bom para o futebol português, pela qualidade do futebol que ele tem, traz muita magia, mas espero que amanhã [sexta-feira] não a mostre. É sempre bom estes jogadores regressarem com motivação para melhorar o nosso futebol, fazem sempre falta", reconheceu Petit.

Em vésperas de iniciar um campeonato diferente, por causa das limitações e regras impostas pela pandemia de covid-19, Petit abordou ainda o ambiente que rodeia as equipas de futebol, assumiu que "cria instabilidade" e pediu às autoridades de saúde que sejam mais assertivas na hora de fornecer normas e tomar decisões.

"Vamos ter de viver com isto, mas não é fácil. Cria um pouco de instabilidade aos jogadores, saber se estamos ou não infetados, mas são as regras que temos. Temos de nos proteger e aqui estamos a fazer tudo nesse sentido. Os jogadores estão focados e quando entram no campo já não pensam nisso", assegurou Petit.

Quanto à possibilidade de adiamento de jogos, em virtude de haver jogadores infetados, o treinador considerou "difícil" que possa ser esse o caminho a trilhar.

"Adiar jogos é difícil porque depois podemos não ter calendário disponível para os fazer. Cada equipa já devia saber o que fazer com as indicações dadas pelas autoridades e a indecisão não é boa para o futebol português", concluiu o técnico.

O Belenenses estreia-se na I Liga com uma deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques, para defrontar o Vitória de Guimarães, em jogo que está agendado para sexta-feira, a partir das 21:15, e que será apitado pelo árbitro portuense Artur Soares Dias.