Três golos do avançado João Vieira ajudaram hoje o Cova da Piedade a vencer o Casa Pia (4-0) e, consequentemente, a assegurar a manutenção na II Liga de futebol, num encontro da 34.ª jornada e última jornada.
O emblema piedense estava há cinco encontros sem vencer, mas uma exibição sólida, muito por culpa da pontaria afinada do ponta de lança de 29 anos, permitiu aos locais terminarem a prova da melhor maneira, com 37 pontos, no 11.º lugar, enquanto o Casa Pia, já sem poder almejar posições na tabela, concluiu em nono, com 43.
Ainda com a permanência em jogo, a equipa liderada por Miguel Leal, que viu o jogo da tribuna de imprensa, devido a castigo, entregou a iniciativa ao adversário e, sem ter feito quase nada para o justificar, conseguiu mesmo colocar-se na frente, logo aos 12 minutos.
O ponta de lança João Vieira apareceu livre de marcação, na pequena área, a corresponder com eficácia a um cruzamento da direita, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Lucas Paes.
Enquanto o jogo dos ‘gansos’ passava por construir a partir de trás, o do Cova era mais direto e a apostar na profundidade de João Oliveira e Hugo Firmino, uma dupla que ia dando ‘dores de cabeça’ à defensiva permeável do Casa Pia.
O emblema casapiano acabou por acusar a desvantagem e um erro do central Matheus Dantas deu origem ao ’bis’ de João Vieira (32), dois minutos antes de Thabo Cele dar mais ênfase ao resultado, nume belo remate cruzado, e deixar os visitantes com hipóteses de sair de Almada com pontos.
As mexidas operadas no Casa Pia por Felipe Martins praticamente não se notaram nos 45 minutos – o melhor que conseguiu foi obrigar Facchini a uma defesa apertada para canto -, e o Cova da Piedade aproveitou para dilatar ainda mais a vantagem, novamente pelos pés do artilheiro João Vieira (57).
Jogo realizado no Estádio Municipal José Martins Vieira, no Laranjeiro.
Cova da Piedade – Casa Pia, 4-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, João Vieira, 12 minutos.
2-0, João Vieira, 32.
3-0, Thabo Cele, 34.
4-0, João Vieira, 57.
Equipas:
- Cova da Piedade: Adriano Facchini (Márcio, 81), João Amorim, João Meira (Shimabuku, 44), Bruno Bernardo, Gonçalo Maria, Cícero (Alex Freitas, 46), Cele, Patrão, João Oliveira, Hugo Firmino (Bruno Alves, 46) e João Vieira.
(Suplentes: Márcio, Shimabuku, Alex Freitas, Gonçalo Tavares, Balogun, Edinho, Bruno Alves, Filipe Maio e Cristiano Gomes).
Treinador: Miguel Leal.
- Casa Pia: Lucas Paes, Marvin Martins, Kelechi, Matheus Dantas (Arghus, 46), Jefferson (Derick Poloni, 65), Vítor Gonçalves, Romeu Ribeiro (Christian, 65), Diego Medeiros (Jota Silva, 46), Banjaqui, Saviour Godwin (Ricardo Fernandes, 65) e Malik.
(Suplentes: João Victor, Bruno Sousa, Derick Poloni, Jota Silva, Christian, Fati, Djoussé, Ricardo Fernandes e Arghus).
Treinador: Filipe Martins.
Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cícero (31), Christian (79) e Gonçalo Maria (70).
Assistência: jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.