Pepe falhou o jogo do FC Porto diante do Famalicão por estar a cumprir castigo. O central português já foi expulso em três ocasiões nesta temporada. Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting e atualmente presidente do Grupo Stromp, nota que o capitão dos dragões e jogador da Seleção Nacional tem de definir como quer ficar na história do futebol.
"Eu acho que o Pepe tem de decidir como é que quer ficar na história do futebol português. Tem de decidir se quer ficar como um grande atleta, como um centenário da Seleção Nacional, como um capitão do FC Porto, como um jogador de referência ou como hooligan", atirou Carlos Barbosa da Cruz.
Barbosa da Cruz desafia Pepe se quer ficar na história "respeitado" ou "energúmeno"
A este respeito, o ex-dirigente dos leões realçou que Pepe tem sido "espelho" daquilo que chama de "descompensação emocional" no emblema azul e branco ao longo da época.
"Sei também que o Pepe é um bocadinho o espelho da descompensação emocional que é transversal a toda a equipa do FC Porto, e que tem que ver com outras coisas extra futebol, mas um capitão como o Pepe não pode, como é óbivo, ter estas atitudes", lamentou Carlos Barbosa da Cruz.
O antigo dirigente verde e branco comentava ainda a expulsão de Pepe depois de fazer o sinal à equipa de arbitragem de que precisavam de uns binóculos.
"E o grande problema destas atitudes é que se refletem sobre a reputação do jogador. E o Pepe tem efetivamente que escolher se quer ser um atleta respeitado ou um energúmeno", concluiu Carlos Barbosa da Cruz, na CMTV.
Três expulsões de Pepe nesta época pelo FC Porto
Pepe já foi expulso três vezes nesta época. A primeira vez aconteceu na Supertaça Cândido de Oliveira. Já nos instantes finais, com o FC Porto a perder, Pepe agrediu David Jurásek do Benfica, no entendimento da equipa de arbitragem. O central viu cartão vermelho.
A outra expulsão de Pepe aconteceu num outro clássico. Em Alvalade, com o FC Porto a perder, Pepe foi mais cedo para os balneários depois de agredir Matheus Reis, de acordo com o entendimento da equipa de arbitragem desse encontro.
Depois, a terceira expulsão da época para Pepe aconteceu no Dragão. O FC Porto estava a perder e o jogador envolveu-se num desentendimento com a equipa de arbitragem. Tudo aconteceu após um lançamento de linha lateral.
Perante esta situação, o antigo capitão do FC Porto, Rodolfo Reis, admitiu que lhe custava falar de Pepe mas tinha de dar razão ao árbitro. "Fábio Veríssimo não pode fazer outra coisa", disse Rodolfo.