O benfiquista Nuno Magalhães diz que o Sporting foi “beneficiado pela arbitragem” nos Açores ao não assinalarem um penálti “do tamanho da ilha do Pico”.
O Sporting assumiu a liderança do campeonato, ainda que em igualdade pontual com o Benfica. Os leões beneficiaram do empate caseiro das águias, numa ronda na qual venceram o Santa Clara por 1-0 nos Açores.
Penálti não marcado contra Sporting do tamanho da ilha do Pico?
Contudo, o jogo no Estádio de S. Miguel teve muita polémica por conta de um penálti não assinalado a favor dos açorianos e que motivou até um comunicado do Benfica, após o Benfica x Arouca.
De acordo com os encarnados, o clube da Luz tem motivos de queixa das arbitragens no jogo contra o Arouca e no duelo do rival de Alvalade.
Nesse sentido, Nuno Magalhães assegurou na Antena 1 que o Sporting foi “beneficiado” com uma decisão da arbitragem ao não assinalar o penálti aos 11 minutos a favor do Santa Clara.

“É evidente que o Sporting foi beneficiado pela arbitragem. Aquele penálti é do tamanho da ilha do Pico, como alguém dizia”, referiu Nuno Magalhães, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD do Benfica.
De acordo com o dirigente, não é fácil encontrar explicações para o VAR não chamar a atenção do árbitro.
Magalhães vê penálti contra Sporting como “ilha do Pico”
“É difícil de explicar. Muito difícil”, considerou Nuno Magalhães sobre o lance do penálti não marcado contra o Sporting do “tamanho da ilha do Pico”.
“É evidente que o Sporting foi beneficiado pela arbitragem. Aquele penálti é do tamanho da ilha do Pico, como alguém dizia”
Convém recordar que esse lance dá que falar, nos últimos dias. Vários especialistas em arbitragem não compreendem como é que o VAR não pediu ao árbitro para ir ao monitor.
No entanto, há quem tenha uma explicação. De acordo com o comentador da Sport TV e ex-futebolista José Sousa há uma possível explicação para o silêncio do VAR no lance do penálti no Santa Clara x Sporting.
“De facto, há contacto do Eduardo Quaresma no jogador do Santa Clara. Agora vou dizer porque acho que o VAR não se mete nesta situação. Não se mete nesta situação porque o jogador leva o contacto, e o contacto é por trás, e o jogador agarra-se à canela”, justificou José Sousa.
O Sporting chegou à liderança, ainda que partilhada com as águias. Contudo, os leões podem ir ao dérbi a pensar em dois resultados, se as atuais circunstâncias se mantiverem.