O dérbi entre Sporting e Benfica deixou o leão fora da possibilidade de lutar por uma vaga de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada e colocou o clube da Luz mais próximo de conquistar o título de campeão, faltando ao Benfica um ponto, no mínimo, para carimbar o grande objetivo da época.
Em Alvalade, o dérbi teve alguns casos polémicos de arbitragem com queixas de parte a parte relativamente a algumas decisões do árbitro João Pinheiro e da sua equipa, com José Calado, antigo capitão do Benfica a dizer que gostava de ouvir sportinguistas e portistas, que também eram parte interessada no encontro face à classificação, a falar dos casos do Benfica.
"Eu gostava que falassem que antes do golo do Benfica [de Aursnes], o Esgaio faz penálti sobre o Aursnes. E depois gostava de saber também se o Bah caiu sozinho", referiu o antigo médio das águias, contando como viu o lance.
"Ganhou a frente ao Nuno Santos e gostava de saber se [Bah] caiu sozinho ou foi um fantasminha que lhe meteu as mãos nas costas", acrescentou o antigo capitão encarnado, que falava em declarações na CMTV.
Para o ex-camisola 22 da Luz, "para marcar um penálti ao Benfica tem de ser uma perna partida ou com bastão de beisebol". "Tudo bem. Tem sido assim", criticou José Calado, sem se deter, velando críticas a outras decisões que se tomam em outros campos com outros clubes.
"O problema no futebol português é que o claro e óbvio é muito dúbio. Esse é que é o problema", concluiu o antigo médio que foi capitão do Benfica durante várias épocas.
O clube da Luz sabe que precisa de vencer o Santa Clara para ser campeão, sendo que o empate pode chegar ao Benfica, desde que o FC Porto não consiga vencer de forma a anular uma desvantagem de 11 golos com que parte para a última e decisiva ronda do campeonato português.
Até mesmo perdendo o Benfica pode ser campeão, isto se o FC Porto não vencer o Vitória de Guimarães. Ao FC Porto para chegar ao título só uma combinação de resultados é, na teoria, mais simples para afastar a calculadora: vencer no Dragão o Vitória de Guimarães e o Santa Clara derrotar o Benfica no Estádio da Luz.
Tudo o resto, obriga o FC Porto a colocar a calculadora na mão para fazer contas e saber se é ou não campeão nacional nesta temporada.