Portugal
Penafiel bate Estrela na Taça da Liga no regresso do público
2021-08-01 15:30:00
Golo de Roberto decide o encontro

O Penafiel acedeu hoje à fase de grupos da Taça da Liga de futebol, com um triunfo por 1-0 frente ao Estrela da Amadora, em jogo da segunda fase que contou com os adeptos de volta às bancadas.

Na Reboleira, o avançado Roberto, aos 37 minutos, foi o autor do único tento da partida, que, fora a pouca quantidade de oportunidades dignas de registo, foi emotiva pelo ‘barulho’ vindo das bancadas, num fim de semana marcado pelo regresso do público.

Os adeptos do Estrela da Amadora, que volta 12 anos depois ao futebol profissional, não tiveram, contudo, um regresso ‘feliz’ ao Estádio José Gomes, mas deram um importante ‘colorido’ a um jogo virado para os duelos físicos e com poucas ocasiões de golo.

O equilíbrio era nota dominante, mas o Penafiel materializou em golo as aproximações à baliza contrária, numa jogada conduzida por Robinho pela esquerda, de onde, com um cruzamento bem medido, encontrou Roberto a desviar para a baliza, aos 37 minutos.

A equipa da Reboleira procurou reagir de imediato e, antes do descanso, ainda chegou a introduzir a bola na baliza de Caio Secco, por Fabrício, na sequência de um remate ao poste de Tipote, mas o lance foi anulado por posição irregular do avançado brasileiro.

Na segunda parte, o Estrela da Amadora teve mais bola, com os penafidelenses a limitarem-se a controlar a vantagem mínima conseguida, embora os ‘estrelistas’ não conseguissem criar muito perigo, mesmo galvanizados pelo apoio extra dos adeptos.

A exceção foi uma ocasião de Gonçalo Maria, a progredir pelo flanco esquerdo em desmarcação, aos 73 minutos, atirando para defesa apertada de Caio Secco, seguindo-se tentativas, sobretudo de bola parada, que a defensiva nortenha conseguiu suster.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio José Gomes, na Amadora.

Estrela da Amadora – Penafiel, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Roberto, 37 minutos.

Equipas:

- Estrela da Amadora: Nuno Hidalgo, Mamadou Traoré, Matheus Dantas, Edu Duarte (Lubega, 81), Sérgio Conceição, Aloísio, Xavi Fernandes (Diogo Pinto, 60), Horácio Jau (Reko Silva, 71), Gonçalo Maria, Tipote (Miguel Rosa, 71) e Fabrício (Paulinho, 60).

(Suplentes: Gonçalo Tabuaço, André Duarte, Mamadu Candé, Reko Silva, Chapi Romano, Diogo Pinto, Miguel Rosa, Lubega e Paulinho).

Treinador: Rui Santos.

- Penafiel: Caio Secco, Edson Farias, Capela, Silvério, Simãozinho, João Amorim, Robinho (Ruca, 85), Zé Valente, Feliz, Rui Pedro (Ronaldo Tavares, 65) e Roberto (Leandro Teixeira, 77).

(Suplentes: Nuno Macedo, Vitinha, Lucas Tagliapietra, Leandro Teixeira, Ruca, Ronaldo Tavares e Pedro Soares).

Treinador: Pedro Ribeiro.

Árbitro: Dinis Gorjão (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zé Valente (50) e Horácio Jau (50), Rui Pedro (65), Edson Farias (66), Gonçalo Maria (88), Feliz (90+3) e Matheus Dantas (90+4).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.