Portugal
Pedro Marques, ex-leão analista de jogos que vai coordenar a formação do Benfica
2018-05-19 18:30:00
Antes de ir para o City, onde permaneceu oito anos, foi analista de jogos no Sporting com Paulo Bento e Carvalhal

Pedro Marques, o novo diretor técnico do futebol de formação do Benfica, regressa a Portugal depois de oito anos em Inglaterra, em que esteve ligado ao Manchester City, onde trabalhou numa primeira fase na função de observar os adversários dos citizens nas várias competições. Um regresso a Portugal onde, antes de rumar a Inglaterra, esteve no Sporting, nas mesmas funções de analista, indo agora reencontrar Pedro Mil Homens, diretor do centro de treinos do Benfica, com quem se cruzou em Alvalade.

Licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto com especialização em futebol, e pós-graduado em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa, Pedro Marques iniciou funções no Sporting em 2004, como treinador nos escalões de formação do clube de Alvalade. Foi, no entanto, na área da análise ao jogo que se destacou, chegando mesmo a trabalhar com a equipa principal, colaborando com Paulo Bento e Carlos Carvalhal. Com Paulo Bento começou nos juniores de Alvalade.

Em 2010, deu-se o passo em frente. Pedro Marques rumou a Inglaterra para colaborar com o Manchester City. Durante este período de oito anos, destacou-se como analista dos adversários dos citizens, mas manteve sempre a ligação com o futebol de formação, contribuindo para a reformulação da academia dos citizens. A partir da época 2014/15, com o lançamento de uma nova estratégia global e a criação do Grupo City (City Football Group), Pedro Marques passou a coordenar a expansão do modelo de jogo, a evolução da metodologia de treino e a análise de rendimento, não só em Manchester, com Pep Guardiola, mas também na articulação com os outros clubes da família City, tais como o New York City FC (Estados Unidos), o Melbourne City FC (Austrália), o Yokohama f. Marinos (Japão), o Girona FC (Espanha) e o CA Torque (Uruguai).

A partir de 1 de julho, Pedro Marques trabalhará integrado na equipa liderada por Pedro Mil-Homens, assegurando também estreita colaboração com o departamento de futebol profissional.