A pré-época do Benfica demonstra os mesmos sinais da pré-temporada de estreia de Roger Schmidt, há um ano. Ha novos protagonistas, como Ángel di María, mas outros que se repetem. Sobretudo Rafa e Gonçalo Ramos, que estão de novo em plano de evidência.
No jogo diante do Al-Nassr, o Benfica goleou e o irrequieto Rafa foi uma das estrelas cintilantes, num ataque que promete muitos golos.
E com certeza a nação benfiquista se entusiasma. É o caso de Mauro Xavier, administrador da Fundação Benfica, que aproveita o talento do avançado para enviar uma bicada aos rivais. "Parece que vão ter de levar com o Rafa mais um ano, não é?", ironiza, numa alusão à declaração de Otávio.
O médio do FC Porto, recorde-se, utilizou, dias antes, uma ideia semelhante para garantir que iria permanecer no FC Porto. E com uma saudável picardia, Otávio revelou que não sairá para qualquer clube e vestirá de azul e branco até ao final da época. "Falam sempre de mim, mas vão ter de levar comigo mais um ano", disse, há dias.
Rui Costa garante permanência de Rafa, mas renovação está difícil
E as palavras de Mauro Xavier, proferidas num programa de debate da CMTV, surgem também dias depois de Rui Costa ter garantido a permanência do jogador. "Rafa fica", repetiu o presidente do Benfica, quando questionado pelos jornalistas sobre o dossier da renovação.
Precisamente no último ano de contrato, Rafa ainda não chegou a acordo com o Benfica, pelo que a próxima poderá mesmo ser a última do jogador, com a camisola encarnada.
Mauro Xavier não dá o jogador como perdido e lembra o caso de Otamendi. O defesa argentino poderia ter assinado por outro clube desde o início de 2023, mas acabou por renovar com o Benfica. O administrador da Fundação Benfica vê um cenário possível: "Uma renovação de contrato com cláusula de rescisão baixa".
Desse modo, Rafa poderia prorrogar o seu vínculo e permanecer de águia ao peito, mas sempre com a possibilidade de se tornar num jogador apetecível, se a cláusula de rescisão se mantivesse em valores acessíveis.
Porém, esse cenário representaria sempre uma perda financeira relevante para o jogador, que em janeiro é livre para assinar por qualquer clube, podendo fazer um encaixe significativo num prémio de assinatura.
Nesse sentido, é seguro dizer que a renovação de Rafa será sempre difícil e obrigará as duas partes a cedências significativas.
Para já, as boas exibições de pré-época do avançado colocam a batata quente nas mãos do Benfica. Rafa, definitivamente, é um elemento crucial na estratégia do técnico Roger Schmidt.
Assim como Gonçalo Ramos. Conseguirá o Benfica resistir ao cerco dos tubarões?
Benfica com debandada na próxima época?
Os adeptos encarnados desejarão, legitimamente, que Rui Costa renove com Rafa e que mantenha Gonçalo Ramos, pelo menos por mais uma temporada. Porém, há um cenário a ter em consideração.
No final da próxima época, se não houver renovação, Rafa deixa o Benfica. Gonçalo Ramos será, com certeza, um dos nomes mais prováveis para deixar a Luz, dada a necessidade de vendas por parte dos clubes. Se ficar nesta temporada, é provável que seja transferido no próximo mercado de verão.
E depois há Di María, cujo contrato termina no final da temporada. Ou seja, três peças essenciais no ataque encarnado podem sair ao mesmo tempo.