O FC Porto não aceita que se tentem associar eventuais benefícios das arbitragens aos azuis e brancos e já teve oportunidade de estabelecer que, por exemplo, na última partida, sente ter razões de queixa. Numa altura em que um lance de Pepe na grande área portista é muito debatido, os campeões nacionais apresentam outros lances do mesmo encontro em que sentem que foram prejudicados e até lembram atuações do árbitro do jogo contra o Rio Ave em outras ocasiões com rivais.
O clube liderado por Pinto da Costa aborda "singularidades no desempenho da equipa de arbitragem", destacando os portistas que "entre os minutos 67 e 97 não foi assinalada uma única falta a favor do FC Porto, apesar de terem sido várias as ocasiões em que isso devia ter acontecido".
Jorge Amaral, antigo jogador do FC Porto, alinha pela mesma ideia dos azuis e brancos diz que "parece que o VAR só ajuda o FC Porto".
"Só ajuda o FC Porto", insistiu o ex-futebolista do clube azul e branco, referindo, por exemplo, que sente nomeadamente uma toada de críticas que tentam associar Artur Soares Dias ao FC Porto.
"Oiço os programas de muitos comentadores que analisam isso. Sobretudo do Soares Dias. Falam só do melhor árbitro português de há muito tempo. Se têm altos e baixos, para mim tudo bem", salientou Amaral, em declarações num programa da CMTV sobre desporto.
O antigo jogador do FC Porto não escondeu que, em Portugal, a seu ver, "temos uma qualidade de arbitragem baixa, com falta de nível".
Porém, não entende como é que, levando em conta esta ideia, os árbitros depois passam para o sistema de videoarbitragem na Cidade do Futebol.
"Se depois esses indivíduos que estiveram dentro de campo e analisaram mal vão continuar a ter a mesma análise sentados na frente do televisor, vai continuar a mesma coisa", antecipou Amaral.
"Acabam a carreira e continuam ali sentados, tranquilos a ganhar mais algum"
"Acabam a carreira e continuam ali sentados, tranquilos a ganhar mais algum", criticou o antigo jogador de futebol, conhecido adepto dos azuis e brancos.
O FC Porto continua a tentar chegar-se ao primeiro lugar, que pertence ao Benfica, sendo que os azuis e brancos ainda acalentam a esperança de conquistarem tudo nesta temporada sendo, de resto, a única equipa nacional que poderá vencer todos os principais troféus.
Os azuis e brancos já venceram a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira no arranque da época. Estão na luta pelo título e em prova ainda na Taça de Portugal. Nas provas europeias, o FC Porto procura também fazer boa figura na Champions.