Portugal
"Para um jogador de uma equipa mediana vencer o Benfica é para o currículo"
2023-07-07 11:50:00
"Benfica é sempre o alvo a abater, não apenas para os clubes mais diretamente rivais como para qualquer clube português"

O Benfica parte para a nova época na condição de campeão nacional em título e, por tradição, esse é sempre o adversário a ter em conta em qualquer época. Só que Bagão Félix, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral encarnada e ex-ministro das Finanças, nota que, em Portugal, o clube da Luz tem uma característica própria aos olhos não apenas dos seus rivais mas de todos os adversários.

"O Benfica tem uma característica. É que é sempre o alvo a abater não apenas para os clubes mais diretamente rivais, como para qualquer clube português", afirmou Bagão Félix, concretizando a sua ideia. "Um jogador de uma equipa mediana vencer o Benfica, derrotar o Benfica faz quase parte do currículo, historicamente é assim", comentou Bagão Félix.

Se é assim no entendimento do ex-governante, nesta época acresce a forma como a turma da Luz está a abordar o mercado de transferências.

"Este ano é reforçado pelo facto de o Benfica ter sido campeão e pelo facto de o Benfica estar a querer construir uma equipa reforçada e com legítimas aspirações", avaliou o economista, elogiando as contratações que a administração benfiquista está a fazer.

"Uma aquisição bem conseguida do Orkun Kökçü e não falando de Di María que emocionalmente vem dar um estatuto ao Benfica que não deixa de ser bastante significativo", referiu o antigo ministro das Finanças e ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral encarnada.

Porém, Bagão Félix, que falava em declarações na Antena 1, diz que espera que "algumas peças fundamentais" não deixem a Luz nesta janela de trasferências, além de Álex Grimaldo, que saiu para o Bayer Leverkusen, da Bundesliga alemã.

Em todo o caso, Bagão Félix admite que o mercado de transferências poderá ditar saídas do clube liderado por Rui Costa. "Mas isso são as regras do mercado que levam uma contradição entre o nosso desejo como sócios ou simpatizantes e a lei do dinheiro que é imbatível", acrescentou Bagão Félix, certo de que, ao contrário de outroas alturas, o Benfica tem na cúpula diretiva alguém com capacidade para reforçar a equipa.

"Finalmente temos como presidente alguém que conhece como ninguém o futebol, com capacidade para captação de talentos. Eu como benfiquista confio bastante nas escolhas dentro das possibilidades", afirmou Bagão Félix, deixando ainda um reparo.

"O Benfica terá deixado de ser um entreposto de jogadores por atacado. Agora vê-se que a escolha é mais criteriosa", concluiu Bagão Félix.