Portugal
Paços de Ferreira vence em Portimão e iguala algarvios e Gil Vicente
2021-08-29 22:25:00
Castores regressam às vitórias após a eliminação da Liga Conferência Europa

Um golo solitário de Douglas Tanque deu hoje a vitória ao Paços de Ferreira na visita ao Portimonense, no jogo da quarta jornada da I Liga de futebol, infligindo a segunda derrota em casa aos algarvios na prova.

O avançado brasileiro Douglas Tanque, aos 45+1 assinou o tento dos pacenses, que regressaram às vitórias depois de duas derrotas consecutivas.

Com este desfecho, o Paços de Ferreira ascendeu ao oitavo lugar da classificação, com seis pontos, os mesmos que Portimonense, nono, e do Gil Vicente, sétimo.

No Municipal de Portimão, o Portimonense entrou melhor na partida, com o controlo do jogo a meio-campo, mas com pouca criatividade para ultrapassar a ‘muralha’ defensiva da formação orientada por Jorge Simão, que fechou todos os caminhos para a sua baliza.

Perante a falta de espaços, os algarvios procuraram, através de remates de fora da área, atingir a baliza de André Ferreira, com Anderson e Lucas Fernandes a evidenciarem-se, obrigando, por duas vezes, o guarda-redes pacense a aplicar-se para evitar que a formação de Paulo Sérgio se adiantasse no marcador.

Aos 24 minutos, o Paços de Ferreira construiu a primeira oportunidade de golo, jogada em que Douglas Tanque, na sequência de um pontapé de canto, subiu mais alto que os centrais algarvios, mas cabeceou por cima da baliza de Samuel Portugal.

A partir daqui, as equipas repartiram o domínio do jogo, embora sem situações de perigo para ambas as balizas, tendo o Paços de Ferreira chegado à vantagem a poucos segundos do intervalo, com Douglas Tanque a aproveitar a passividade dos centrais algarvios e a assinar o golo que garantiu a vitória da formação do nortenha.

Na segunda parte, o jogo teve apenas um sentido, o da baliza do Paços de Ferreira, equipa que soube defender a vantagem mínima, embora tivessem pertencido aos algarvios as melhores oportunidades para alterarem o marcador.

Angulo, aos 80 minutos, e Renato Júnior, aos 90, foram os mais perdulários, este último a falhar o ‘alvo’ ao surgir isolado e com a baliza deserta.

O desfecho castiga o Portimonense, equipa que demonstrou falta de eficácia, num jogo em que não contou com o avançado Beto, o seu melhor marcador, a contas com um processo disciplinar no clube.

Jogo no Municipal de Portimão.

Portimonense – Paços de Ferreira: 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Douglas Tanque, aos 45+1.

Equipas:

- Portimonense: Samuel, Fahd Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo (Luquinha, 46), Fali Candé (Aponza, 82), Aylton Boa Morte (Angulo, 66), Willyan, Lucas Fernandes (Imbula, 66), Anderson, Carlinhos e Renato Junior.

(Suplentes: Kosuke, Henrique Jocú, Luquinha, Pedro Sá, Relvas, Imbula, Casagrande, Aponza e Angulo).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Paços de Ferreira: André Ferreira, Fernando, Flávio Ramos, Maracás, Antunes, Hélder (Delgado, 85), Luis Carlos (João Pedro, 85), Nuno Santos (Rui Pires, 64), Eustáquio, Lucas Silva (Uilton, 72) e Douglas Tanque (Deni júnior, 64).

(Suplentes: Jeimes, Nuno Lima, Uilton, Deni Júnior, Delgado, Matchoi, Jorge Silva, Rui Pires e João Pedro).

Treinador: Jorge Simão.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Santos (41), Fali Candé (45+2), Tanque (45+3), Pedrão (63), André Ferreira (75), Flávio Ramos (81) e Deni Júnior (89).

Assistência: 1.085 espetadores.