Portugal
"Ouvir e calar". Conceição, em raro momento, desvenda segredo do FC Porto
2020-09-19 15:00:00
Treinador recua também ao título vencido pelo Benfica de Lage

É certo que o segredo é alma do negócio mas Sérgio Conceição nem tem problemas em abrir um pouco da 'cortina' para desvendar o segredo da caminhada para o sucesso dos azuis e brancos na última época, agora que uma nova maratona está para começar.

No dia em que o FC Porto começa a defender o título conquistado na última temporada, Sérgio Conceição revela alguns segredos do sucesso no Estádio do Dragão.

Depois de confessar como tenta mexer com os jogadores e como tenta conhecer particularidades dos seus atletas, como os gostos, os sonhos, as crenças e até a relação familiar, Sérgio Conceição explicou que na última época rubricou um compromisso com o plantel após a marcante derrota em Braga para a Taça da Liga, que acabaria por ditar um momento de viragem na caminhada que acabou em 'ouro sobre azul'.

Conceição revela agora uma conversa que teve com o plantel e aquilo que pediu, então, aos jogadores.

"Depois daquele jogo com o Braga, disse-lhes: 'Vocês têm de ouvir os adeptos e os críticos, e calem-se. Ouvir e calar. E trabalhar no máximo todos os dias'".

Na entrevista ao Expresso, o treinador do FC Porto considera agora que logo naquela altura acreditou que as coisas podiam mudar, pese embora o Benfica tivesse à data uma confortável vantagem na liderança do campeonato.

"Eu estava convicto, até pelo calendário, que íamos ainda assim ser campeões. Eles acreditaram em mim e foram atrás disso. Obviamente, quando disse publicamente que as coisas não estavam bem - e fi-lo de forma pensada - foi um toque a reunir", conta Sérgio Conceição.

Em três épocas como timoneiro dos portistas, Sérgio Conceição conquistou dois títulos de campeão, perdendo pelo meio um deles para o Benfica de Bruno Lage.

Olhando para esse triunfo dos encarnados, que nessa época venceram os dragões tanto na Luz como na visita à Invicta, Conceição reconhece deméritos aos portistas, méritos a Bruno Lage mas também aos árbitros.

"Em 2018-19 merecíamos também ter sido campeões: não aconteceu por demérito nosso, por mérito do Bruno Lage e por questões de arbitragem, más decisões em três ou quatro jogos", refere o treinador do FC Porto.

Nesta entrevista, Sérgio Conceição lembra ainda as dificuldades que tem enfrentado devido às questões financeiras.

"Eu cheguei num momento em que o FC Porto estava - e está - em grandes dificuldades financeiras."