Portugal
"'Os tais que'... estão calados. Começam a render-se no Sporting", diz Octávio
2021-01-21 12:20:00
"Nem é apertado nem largo. É à medida", diz ex-diretor do Sporting sobre modelo de jogo

Antigo diretor do Sporting, com responsabilidades no futebol verde e branco, Octávio Machado elogia a forma apresentada pelo conjunto leonino, apesar de ter passado por um período de menor rendimento ao nível dos resultados nas últimas semanas.

O afastamento da Taça de Portugal aos pés do Nacional, na Madeira, e o empate caseiro frente ao Rio Ave deixaram dúvidas e incertezas no Sporting na forma como a equipa de Rúben Amorim iria dar a volta, sobretudo pois teria pela frente o FC Porto, de Sérgio Conceição.

Apesar de estar a perder, a equipa de Alvalade deu a volta ao resultado na meia-final da Taça da Liga e apurou-se para a final de Leiria, onde terá pela frente o SC Braga, de Carlos Carvalhal.

Octávio Machado não tem dúvidas de que este Sporting, hoje, "vale muito mais neste momento que a soma das suas individualidades". "Tem um modelo de jogo que se adapta perfeitamente às caracteristicas dos jogadores. Nem é apertado nem largo. É à medida."

Além disso, o ex-dirigente leonino nota um conjunto de variáveis que permitem a Rúben Amorim potenciar o plantel do Sporting, como é o caso do "clima do balneário" que Octávio Machado nota ser "extraordinário". "Vê-se", assegura o antigo diretor do Sporting, que também já treinou os leões.

Mas não é apenas a nível interno no Sporting que nota que as coisas correm bem. Octávio Machado sente que a oposição verde e branca de Frederico Varandas tem dado 'folga' ao plantel.

"Tem paz exterior porque 'os tais que' estão calados. Mesmo esses começam a render-se ao trabalho que está a ser feito. Mesmo esses".

Em declarações na CMTV, Octávio Machado referiu ainda que o Sporting, é certo, empatou frente ao Rio Ave, em casa, e não alargou vantagens na frente do campeonato na jornada do clássico FC Porto-Benfica. Mas Octávio Machado sempre lembra que pelo menos a turma leonina não perdeu terreno e manteve as vantagens para os rivais.

"O Sporting passou mais uma jornada. Há menos uma jornada. O Sporting começa a acreditar e a ganhar confiança", salienta Octávio Machado, certo de que esta equipa de Rúben Amorim "está numa onda positiva".

Quem também nota um momento positivo para o Sporting é o seu ex-jogador Paulo Futre, que aconselhou os dirigentes leoninos a não procederem a grandes mudanças com o mercado de janeiro.

“Cuidado. Este Sporting já não cai. Não toca, não estraga”, defende Futre, isto numa altura em que se fala do hipotético interesse em Paulinho, avançado do SC Braga.

Certo é que, para já, Paulinho é do SC Braga e também é certo que o Sporting vai estar sem competir no campeonato, onde é líder, uma vez que terá de enfrentar precisamente o SC Braga na final da Taça da Liga, num embate agendado para sábado, a partir das 19h45