Portugal
"Os outros não quiseram saber do FC Porto. Foram ingratos. O umbigo foi grande"
Redação
2021-03-29 14:15:00
Oliveira elogia atitude de Otávio em renovar contrato com os dragões

Nos últimos, vários foram os jogadores do FC Porto que saíram a custo zero do emblema azul e branco, sem que a administração portista tivesse direito a qualquer tipo de compensação financeira.

Entre os nomes estiveram alguns mediáticos da equipa e com responsabilidades no balneário, como os casos de Héctor Herrera e Iván Marcano, mas houve outros processos como, por exemplos, os de Yacine Brahimi e Diego Reyes.

Apesar de terem deixado a Invicta, a carreira que têm feito além fronteiras não tem sido de registo extraordinário, dado que, no caso de Marcano, até quis voltar ao FC Porto e fê-lo, fazendo agora parte do plantel às ordens de Sérgio Conceição.

Recentemente, o FC Porto tinha vários jogadores em final de contrato mas Pinto da Costa já conseguiu renovar com dois atletas que têm peso no balneário, como são os casos de Sérgio Oliveira e Otávio.

Se o médio formado nos dragões renovou há poucos meses e nunca negou a condição de adepto que lhe preenche o coração pois vive e sente o FC Porto desde miúdo, o caso de Otávio assume outros contornos, uma vez que não nasceu portista e, à luz do dito futebol moderno, poderia sair para outras paragens, como é comum ver-se por esse mundo fora.

António Oliveira, ex-treinador do FC Porto, destaca aquilo que Otávio fez pelos azuis e brancos e salienta que os adeptos devem reconhecer a atitude do médio que preferiu prolongar o seu contrato em vez de sair e deixar o clube sem qualquer tipo de proveito financeiro.

"Não fez o que outros há uns anos fizeram. Não quiseram saber do FC Porto. Não agradeceram, foram ingratos e não renovaram contrato sabendo que estavam livres. Foi egoismo. O umbigo foi grande", lamentou António Oliveira, em declarações na RTP 3.

Com Otávio a situação foi diferente e António Oliveira destaca esta atitude. "Este pelo menos não fez isso e por isso tem o meu respeito", comentou o ex-treinador dos dragões.

Oliveira não nega que Otávio poderá deixar o FC Porto, reconhecendo-lhe talento suficiente para alinhar em outros campeonatos, mas sublinha que, nessa situação, os cofres azuis e brancos já serão compensados.

"Até pode ir para o Real Madrid mas isto agrada-me", insistiu António Oliveira, visivelmente agradado com o gesto de Otávio em prolongar o seu contrato com os dragões.

O FC Porto anunciou, na semana passada, recorde-se, a renovação de contrato com Otávio, com o novo vínculo do futebolista brasileiro a ser válido até 2025.

A cerimónia, que teve lugar no Estádio do Dragão, contou com a presença do presidente Pinto da Costa, que firmou a renovação juntamente com o médio, que chegou ao FC Porto em 2014.

Otávio é nesta altura um dos jogadores mais importantes do FC Porto e uma das referências da equipa de Sérgio Conceição.