O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abordou vários lances da I Liga onde decorreram comunicações entre os árbitros em campo e o videoárbitro. E uma dessas comunicações tem dado que falar. É que, no programa Juízo Final, da Sport TV, um dos responsáveis pela arbitragem admitiu que um penálti assinalado a favor do Sporting contra o Farense não deveria ter sido assinalado.
Para João Ferreira, vice-presidente do CA da FPF, esse lance "não tem nada de penálti". "Se olharmos para o lance na sua plenitude, não gostaríamos que fosse assinalado penálti", admitiu o membro do CA, explicando-se depois.
Mauro Xavier diz que "meninos de sempre" do Sporting são "levados ao colo"
"O defensor está parado a fazer contenção, a evitar que o atacante se vire, a proteger a baliza, não faz nenhum gesto com a mão", disse João Ferreira, realçando outro fator que levaria, a seu ver, que não fosse assinalado penálti a favor do Sporting.
"A bola sofre uma mudança de direção em cima do defensor, acabar por ser inesperada e a bola vai bater no braço. Não tem nada de penálti", argumentou João Ferreira, em palavras que mereceram comentários já de Mauro CMTV.
O conhecido associado do Benfica lamenta a decisão e diz que "os meninos de sempre" foram "levados ao colo" no jogo que acabaram por vencer no campeonato.
“O ano passado, o Conselho de Arbitragem, até um comunicado teve que enviar por causa de um erro num jogo do Sporting [golo de Paulinho contra o Casa Pia]. Até um comunicado teve que enviar a pedir desculpa, a dizer que tinha sido fora de jogo. Este ano, a primeira vez que vem falar, dos jogos todos que analisou, o único que diz que o árbitro agiu erradamente, adivinha com quem foi? Os meninos de sempre levados ao colo”, criticou Mauro Xavier.
O Sporting venceu esse jogo por 5-0. Mas o benfiquista Mauro Xavier disse que esse penálti ajudou com que o jogo fosse "desbloqueado" pelos campeões nacionais, no Algarve.
"O 2-0 faz muita diferença. O resto do jogo passeou"
“Foi desbloqueado o jogo. O 2-0 faz muita diferença. O resto do jogo passeou”, salientou Mauro Xavier, que falava em declarações na CMTV, onde referiu que “a dualidade de critérios está aí".
"E o Conselho de Arbitragem vem deixar claro que estas situações não são para serem marcados penáltis [penálti do Sporting contra o Farense, no Algarve]”, referiu Mauro Xavier.
Em Alvalade, nesta altura, há quem defenda que está evidente um "fato de campeonato feito à medida do Sporting". Os campeões nacionais, recorde-se, somam por vitórias todos os jogos já realizados neste campeonato.