“Vão lá ver. Os jornais estão aí. Eu tenho um, uma cópia”, diz ex-dirigente do Sporting Paulo Andrade
O Sporting reclama que tem 24 títulos de campeão nacional e não os 20 que a Federação Portuguesa de Futebol lhes reconheceu em Assembleia Geral, depois de tidos em conta vários estudos académicos e avaliações de historiadores.
De acordo com a visão dos leões, há títulos conquistados no então denominado de Campeonato de Portugal que o Sporting quer que sejam agrupados no palmarés de campeonatos e não como troféus da Taça de Portugal.
“Os espertalhões de agora querem mudar isto”, diz Paulo Andrade
Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, reconhece que a questão levantada pelos leões tem razão de ser. Em jeito de justificação, o ex-diretor verde e branco salienta que, na época, quem andou na rua a festejar a conquista foram os leões. E, por isso, não admite que o Benfica junte também os troféus vencidos na Liga experimental.
“Quem andou na rua a festejar? Foram os do Campeonato de Portugal ou os da Liga experimental? Vão lá ver. Os jornais estão aí. Eu tenho um, uma cópia”, disse Paulo Andrade, que não reconhece que o Benfica tenha alcançado, assim, 41 títulos.
“A questão de fundo dos 41 é que no mesmo ano não podem haver dois campeões”, salientou Paulo Andrade, na CMTV, onde eram levantadas dúvidas a respeito da posição que a Assembleia Municipal de Lisboa tomou.
Este organismo decidiu reconhecer 24 títulos de campeão ao Sporting, coisa que é contrária ao entendimento do organismo que tutela o futebol, em Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol entende que o leão tem 20 títulos no seu palmarés.
Assembleia Municipal diz que Sporting tem 24 títulos de campeão
Em estúdio foi lembrado que, na época passada, o Benfica foi campeão e ninguém na Assembleia Municipal de Lisboa levantou a questão da Liga experimental, como agora é levantada a questão do Campeonato de Portugal.
Sobre essa situação, Paulo Andrade insistiu na ideia de que só poderia haver um campeão em casa época. “Não pode haver o campeão da Liga experimental e o campeão de Portugal. Qual campeonato e Taça? Têm que ler os regulamentos da altura, como eu fiz”, desafiou Paulo Andrade.
Assim, na ideia do antigo dirigente do Sporting, os leões têm 24 títulos alcançados. “Quem é que festejou no final do ano o título na rua? É tão difícil assim?”, perguntou Paulo Andrade.
“Sessenta ou setenta ou oitenta anos depois os espertalhões de agora querem mudar isto tudo”, observou ainda o ex-dirigente do emblema verde e branco. “Era o que era”, concluiu Paulo Andrade.
O tema tem gerado muita polémica. Há até mesmo quem, com ironia, diga que não vê “mal” em a Assembleia Municipal de Lisboa tratar o tema. “Desde que sejam os 24 títulos para o Sporting qual é o mal que tem?”.