Todos os clubes portugueses têm enfrentado ao longo dos anos problemas relacionados com as finanças. O contexto económico afeta não apenas as finanças das famílias mas também das empresas e os clubes de futebol não ficam à margem das exigências financeiras do país. Por isso, vários têm sido os jogadores que, ano após ano, deixam o futebol português.
Quando deixam os clubes lusos, os jogadores deixam saudades entre os adeptos mas, frequentemente, verbas financeiras que ajudam a equilibrar as contas das sociedades que gerem o futebol dos clubes. Geralmente, são os jogadores que mais se destacam que acabam por atrair os chamados 'tubarões' europeus.
No caso do FC Porto, quem olha para o atual plantel, vê jogadores como Otávio, Taremi ou até Pepê, além do guarda-redes Diogo Costa, como sendo os jogadores que estão na primeira fila da cobiça internacional.
Contudo, o FC Porto sabe que estes têm uma tremenda importância para a estratégia de Sérgio Conceição. Porém, as exigências do mercado de transferências podem ditar a sua saída, ou de pelo menos algum deles, ou alguns deles. Tudo dependerá da lei de oferta e procura da janela de mercado e da capacidade da SAD portista em segurar jogadores.
"Os clubes não dormem e principalmente esses clubes"
Diamantino Miranda, antigo internacional português, nota que o FC Porto tem jogadores que, para o clube liderado por Pinto da Costa, têm importância mas podem não assumir tal desempenho além fronteiras.
"Os clubes não dormem e principalmente esses clubes que, às vezes, se enganam também mas são normalmente muito profissinais", comentou Diamantino Miranda, em declarações na CMTV.
"Estes casos do Taremi, do Otávio e de outros são jogadores que são muito importantes para o FC Porto, são muito importantes no futebol português, mas são muito importantes em determinado contexto. Noutros contextos, se calhar, já não têm essa importância", assinalou o antigo internacional português.
Gomes vê condições para FC Porto reforçar plantel azul e branco
O administrador financeiro da SAD do FC Porto, Fernando Gomes, deixou recentemente a garantia de que as finanças do FC Porto permitem reforçar o plantel às ordens de Sérgio Conceição.
Por outro lado, o dirigente dos dragões salientou que não está prevista a entrada de investidores externos do clube. "Isso não está em cima da mesa por decisão dos órgãos sociais do FC Porto. E posso acrescentar que tem havido várias tentativas de ligação", referiu Fernando Gomes, em declarações ao O Jogo.