Portugal
"Os benfiquistas ficarão aflitos"
2023-04-27 10:25:00
"A tão propalada crise do Benfica não me parece que seja assim tão forte", admite histórico treinador Manuel Cajuda

O Benfica já teve 13 pontos de vantagem sobre o FC Porto a dado momento do atual campeonato, quando, na Luz, estava a vencer os dragões por 1-0 no clássico, que os azuis e brancos acabariam por reverter e vencer por 2-1, reduzindo para sete os pontos de desvantagem para a liderança encarnada.

Só que a margem ficou ainda mais curta para as águias quando foram derrotadas na deslocação ao terreno do Desportivo de Chaves e viram o FC Porto ficar a quatro pontos de distância, algo que terá deixado a nação encarnada "aflita", essa é pelo menos a ideia de Manuel Cajuda, um dos 'senadores' do treino em Portugal.

"O FC Porto, que não tem tido um nível exibicional muito relevante, tem acima de tudo conseguido bons resultados e consegue vencer. E sabendo da história, do ADN, como se costuma dizer agora, do FC Porto, é evidente que os benfiquistas ficarão aflitos em função daquilo que é a ponta final do campeonato do FC Porto", reconhece Manuel Cajuda.

Em declarações na Renascença, o algarvio nota, porém, que a equipa liderada por Roger Schmidt será capaz de segurar a liderança do campeonato até ao final.

"O Benfica já teve 10 pontos de avanço e agora tem quatro, mas aquilo que é a tão propalada crise do Benfica não me parece que seja assim tão forte que não seja capaz de gerir quatro pontos de diferença", admite Manuel Cajuda, que não coloca de parte o SC Braga, que já treinou, na equação das contas finais da I Liga.

"Embora o SC Braga já tenha um segundo lugar, com o Domingos [Paciência, em 2009/2010], nesta altura este SC Braga parece-me mais forte do que esse".

"‘Vão ter que levar com o SC Braga, lá isso vão ter’"

Deste modo, Manuel Cajuda realça que benfiquistas e portistas devem contar até ao final com a equipa liderada por António Salvador. "Como se diz na gíria, que as pessoas assim entendem melhor: ‘Vão ter que levar com o SC Braga, lá isso vão ter’".

Por outro lado, Manuel Cajuda destaca que os adeptos portugueses podem dar-se por satisfeitos por terem três equipas na luta até ao final do campeonato.

"A cinco jornadas do fim, aqueles que são os amantes do futebol devem sentir-se felizes porque há três equipas – para não dizer quatro, porque o Sporting é muito mais difícil – que podem matematicamente lutar pelo título".

Ainda assim, Cajuda diz que vê o Benfica com reais chances de acabar em primeiro lugar, não fossem as águias o único clube que depende de si mesmo para ser campeão.

"Perspetivando estas situações, digo sempre: Quem está em primeiro tem vantagens porque é muito melhor ter quatro pontos de vantagem, que ter quatro ou seis de desvantagem", concluiu.