Portugal
Onze pistas para ver o Viktoria Plzen-Sporting
2018-03-14 18:00:00
Bruno Fernandes vai à procura do pleno na Liga Europa

Bruno Fernandes está a realizar uma excelente temporada e tem sido um dos habituais escolhidos para a equipa da semana na Liga Europa. Das três partidas que disputou para a competição esteve sempre entre os melhores para a UEFA. Será que vai repetir e continuar com o pleno? O Sporting espera que sim para que o episódio de Viena (1995) não se repita.

- O Sporting desloca-se à República Checa sabendo que não pode contar com duas das peças mais importantes na manobra da equipa. William Carvalho e Sebastián Coates viram amarelo na partida da primeira mão e estão impossibilitados de contribuir neste encontro decisivo com o Viktoria Plzen.

- Há quatro jogadores do Sporting em risco de exclusão caso vejam a cartolina amarela, isto se os leões confirmarem a passagem à aos quartos de final da Liga Europa, são eles: Fábio Coentrão, Marcus Acuña, Gelson Martins e Bruno Fernandes.

- Do lado do Viktoria Plzen é David Limbersky a ficar de fora do encontro com o Sporting devido a acumulação de cartões amarelos.

- Jorge Jesus avisou, no final da partida frente ao GD Chaves, que as lesões e os castigos o iam obrigar a recorrer à equipa B. O treinador do Sporting cumpriu com o que disse e chamou quatro jovens jogadores da segunda equipa: o guarda-redes Luís Maximiano, o defesa central Ivanildo Fernandes, o médio ofensivo Rafael Barbosa e o avançado Ronaldo Tavares.

- A história de viagens do Sporting à República Checa conta-se em apenas um episódio. Aconteceu em 1978/79 quando os leões foram até Ostrava para defrontar o Baník para a segunda mão da, já extinta, Taça das Taças. O Sporting repetiu a derrota de 1-0 da primeira mão e foi eliminado da competição.

- O Viktoria Plzen atravessa a pior fase da temporada. Os checos, que lideram, confortavelmente, o campeonato, venceram apenas um dos últimos seis jogos que realizaram.

- Bruno Fernandes fez parte da equipa semana da UEFA nas três últimas partida que realizou para a Liga Europa (as duas mãos diante do FC Astana e a primeira mão frente ao Viktoria Plzen). O médio português está em época de estreia na competição e as coisas não estão a correr nada mal ao jogador que chegou a Alvalade no verão passado.

- Bas Dost está de regresso. O avançado holandês entrou na segunda parte do jogo frente ao GD Chaves e marcou os dois golos do Sporting na vitória por 2-1 diante dos flavienses. Fica a dúvida se Jorge Jesus vai apostar em Dost desde o início ou se poupa o avançado apostando em Fredy Montero, titular na frente de ataque dos leões nas últimas duas partidas.

- O Viktoria Plzen apenas regista uma eliminatória na história das competições europeias em que chegou à segunda mão com uma desvantagem de 2-0. Foi em 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, e o adversário foi o Ludogorets. Depois da derrota na primeira mão, os checos empataram 2-2 em casa, tendo sido remetidos para a Liga Europa.

- O Sporting, por outro lado, venceu por 2-0 na primeira mão de uma eliminatória de competições europeias pela décima vez. A última foi em 2008, contra o FC Basileia, e a passagem acabou por sorrir aos leões. A última vez que o Sporting perdeu depois de vencer 2-0 na primeira mão foi em 1995, contra o Rapid Viena.

- Caso jogue, Gelson Martins vai cumprir o 128.º jogo com a camisola principal do Sporting igualando Tiago Ferreira, o antigo guardião dos leões e que é agora treinador de guarda-redes em Alvalade.