Portugal
Onze pistas para ver o Sporting-Vilaverdense
2017-12-12 18:55:00
O percurso das duas equipas, a prestação dos minhotos no campeonato e a possível gestão de Jesus

- O jogo, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, tem início pelas 19h00 desta quarta-feira e vai ter lugar no Estádio José Alvalade. A transmissão em direto está assegurada pela Sport TV1 e pode acompanhar todas as incidências ao minuto no Match Centre Bancada.

- Os leões não tiveram grandes problemas em chegar aos oitavos de final da Taça de Portugal. Para o terem conseguido, eliminaram a ARC Oleiros na terceira ronda com uma vitória por 4-2 e, na quarta eliminatória, receberam o FC Famalicão em Alvalade, com Sebastián Coates e Bas Dost a marcarem e estabelecerem o resultado final em 2-0.

- O Sporting chega a este jogo depois de vencer o Boavista no Bessa por 3-1, com golos de Fábio Coentrão e Bas Dost (2). A equipa de Jorge Jesus ainda não perdeu nas competições domésticas, tendo onze vitórias e três empates na Liga, duas vitórias na Taça de Portugal e um empate na Taça da Liga. As únicas derrotas da equipa verde e branca em 2017/18 contaram para a Liga dos Campeões, sendo uma com a Juventus e duas com o FC Barcelona.

- O Vilaverdense soma onze vitórias, quatro empates e duas derrotas nos 17 jogos oficiais realizados em 2017/18. O primeiro desaire aconteceu a 8 de outubro, quando perdeu com o SC Mirandela por 3-2, seguindo-se a visita ao terreno da AD Fafe, a 29 de outubro, que terminou com a derrota por 3-1. Ambos os desafios contaram para o Campeonato de Portugal.

- Caso mantenha a estratégia utilizada nos jogos já realizados para a Taça de Portugal, Jorge Jesus deverá dar minutos a alguns jogadores menos utilizados em 2017/18. Caso se confirme, jogadores como Salin, Ristovski, Tobias Figueiredo, Petrovic, Palhinha ou Mattheus Oliveira podem ter direito a minutos contra a equipa de Vila Verde. Uma eventual gestão por parte de Jorge Jesus tem como justificação o desgaste da equipa e o próximo encontro da Liga, diante do Portimonense.

- A formação orientada por António Barbosa ocupa o segundo lugar da série A do terceiro escalão do futebol português com 27 pontos, menos oito que o líder destacado FC Vizela e mais dois que a Juventude de Pedras Salgadas e a AD Fafe. Apesar da distância pontual para o primeiro classificado, o Vilaverdense é, de longe, o conjunto que mais golos marca neste campeonato, com 38 tentos apontados. No último encontro, diante do Atlético dos Arcos, o Vilaverdense goleou por 5-1.

- O melhor marcador do Sporting na Taça de Portugal é... João Palhinha. O improvável goleador faturou por duas vezes no encontro com a ARC Oleiros e é o único leão com mais que um golo na prova rainha, superando Mattheus Oliveira, Rafael Leão, Sebastián Coates e Bas Dost. Do lado do Vilaverdense, o avançado Joel Silva é o jogador com mais golos na Taça, tendo faturado as mesmas vezes que Palhinha (duas).

- Para chegar aos oitavos de final da Taça de Portugal, o Vilaverdense passou por quatro eliminatórias com distinção. O primeiro adversário foi o GD Bragança (vitória por 2-0), seguindo-se o SC Esmoriz (1-0), o primodivisionário Boavista (1-0) e o FC Vizela (2-2 e vitória no desempate por pontapés de penálti).

- Depois de conquistar a Taça de Portugal em 2014/15, o Sporting foi eliminado nos oitavos de final em 2015/16 pelo SC Braga (4-3 após prolongamento) e, na temporada passada, foi afastado pelo GD Chaves nos quartos de final. Se triunfar no jogo desta quarta-feira, o clube de Alvalade vai superar a prestação de Jorge Jesus na primeira temporada em que orientou o Sporting e igualar o que fez na segunda.

- Com dez golos em 2017/18, o avançado José Pedro, de 25 anos, é a maior referência ofensiva do Vilaverdense. Com passagens pelo FC Porto e SC Braga nos escalões de formação, José Pedro jogou no Tourizense no Limianos antes de ser contratado pelo Rio Ave. A aventura em Vila do Conde não teve o sucesso desejado e a carreira continuou no Académico de Viseu. Esta temporada foi reforço do Vilaverdense, onde já igualou o máximo de golos da carreira em apenas 17 jogos.

- Logo após ter eliminado o Boavista da Taça de Portugal, o presidente do Vilaverdense Eduardo Milhão assumiu ao Bancada a vontade de "receber o Benfica até por uma questão de receita". O sorteio ditou que o adversário fosse o rival dos encarnados e... em Lisboa, mais precisamente no Estádio José Alvalade.