Portugal
Onze pistas para ver o Sporting-Qarabag
2018-09-19 20:00:00
Os leões começam a fase de grupos da Liga Europa esta quinta-feira pelas 20h00

- O Sporting regressa às competições europeias depois da participação da última temporada, em que foi terceiro classificado no grupo da Liga dos Campeões que contava com FC Barcelona, Juventus e Olympiacos. O clube leonino caiu para a Liga Europa e aí eliminou o FC Astana e o Viktoria Plzen. Chegado aos quartos-de-final, o Sporting perdeu por 2-0 na casa do Atlético Madrid, que viria a conquistar o troféu. Em Alvalade, um golo de Montero deu a vitória por 1-0, mas não foi suficiente e ficou por aí a aventura continental.

- É uma estreia para as duas equipas. Nunca o Sporting defrontou uma equipa do Azerbaijão a nível oficial e nunca o Qarabag enfrentou adversários portugueses nas competições europeias. Na verdade, é o primeiro jogo oficial de sempre entre equipas portuguesas e azeris.

- Desde que a Liga Europa adotou este nome (2009/10), o Sporting perdeu apenas um jogo em Alvalade para a fase de grupos da competição. Estávamos em 2015/16 e o Lokomotiv Moscovo de Manuel Fernandes foi a Lisboa vencer por 3-1 com dois golos de Samedov e outro de Niasse. Montero foi o autor do golo do Sporting, que de resto apenas somou vitórias e empates.

- Vai ser o primeiro jogo europeu do Sporting em 2018/19. Os leões ficaram na terceira posição do último campeonato e perderam a final da Taça de Portugal para o Aves (2-1), mas beneficiaram da ausência dos avenses das competições europeias para garantirem diretamente um lugar na fase de grupos da Liga Europa. Até ao momento, a formação de Alvalade soma quatro vitórias e um empate em cinco partidas esta temporada.

- O Qarabag, por outro lado, foi campeão do Azerbaijão na época passada e lutou por um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo entrado para a primeira pré-eliminatória. Eliminou o Olimpija Liubliana e superou o Perparimi Kukesi, mas foi derrotado pelo BATE Borisov na terceira pré-eliminatória. Caiu para o play-off da Liga Europa e foi mais forte que o Sheriff, chegando à fase de grupos. Em 2018/19, o Warabag soma cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas nos onze jogos que já realizou entre Liga dos Campeões, Liga Europa e campeonato.

- A ausência de Bas Dost nas últimas partidas tem feito com que o holandês não seja o melhor marcador do Sporting até ao momento. Nani e Bruno Fernandes somam três golos cada um, ainda que o extremo tenha faturado apenas para o campeonato e o médio tenha bisado na Taça da Liga. Bas Dost soma dois golos (ambos contra o Moreirense) e tanto Jovane Cabral como Raphinha marcaram uma vez esta época.

- O Qarabag não tem tido nenhum goleador em grande destaque até ao momento. Mesmo com mais jogos que o Sporting em 2018/19, nenhum jogador tem mais do que... dois golos. Dani Quintana, Filip Ozobic, Mahir Madatov e Wilde Guerrier têm todos dois golos, enquanto Dzon Delarge, Innocent Emeghara, Míchel e Maxim Medvedev faturaram em apenas uma ocasião.

- Esta é a quarta participação do Qarabag na fase de grupos da Liga Europa, depois de o ter feito em 2014/15, 2015/16 e 2016/17. Em 18 partidas, o conjunto somou quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas, incluindo triunfos sobre FC Dnipro, Anderlecht e PAOK. Contudo, nunca foi suficiente para passar aos 16-avos-de-final.

- Simeon Slavchev, internacional búlgaro, faz parte do plantel do Qarabag. O médio de 24 anos assinou pelo Sporting em 2014, mas nunca vingou e esteve emprestado a vários emblemas. Chegou este ano ao Qarabag, onde ganhou um lugar na equipa inicial e já realizou oito jogos. No plantel do Qarabag também está Vágner, antigo guarda-redes de Estoril Praia e Boavista.

- José Peseiro tem história nesta competição. Foi precisamente ao comando do Sporting que, em 2004/05, chegou à final da Taça UEFA após superar Feyenoord, Middlesbrough FC, Newcastle United e AZ Alkmaar na fase a eliminar. Contudo, no derradeiro e decisivo jogo que se realizou no Estádio José Alvalade, o Sporting perdeu por 3-1 com o CSKA Moscovo e deixou escapar o título europeu.

- Já Qurban Qurbanov, o treinador do Qarabag, é o melhor marcador da história da seleção do Azerbaijão com 12 golos em 64 partidas. Mudou de clube muitas vezes enquanto jogador, mas já orienta o Qarabag há dez anos, tendo conquistado os últimos cinco campeonatos nacionais.