Portugal
Onze Pistas para ver o Marítimo-Sporting
2018-05-12 18:00:00
A partida realiza-se este domingo, pelas 18h00, na casa dos insulares

- Para o Sporting, este é um jogo de crucial importância para o balanço da atual temporada e para a preparação da próxima. Isto porque os leões estão a disputar uma eventual presença na Liga dos Campeões com o Benfica e querem, certamente, ganhar nos Barreiros para não terem de se preocupar com as partidas de outras equipas. Em caso de vitória, o Sporting assegura o segundo lugar na Liga.

- O Sporting tem-se dado muito bem nos jogos contra o Marítimo. Tanto que não perde com os verde-rubros há onze partidas, vencendo nove delas. A última derrota leonina contra o Marítimo aconteceu em fevereiro de 2013, quando os insulares foram a Alvalade vencer por 1-0. O golo foi apontado pelo coreano Suk.

- Se contarmos apenas com os jogos na casa madeirense, o Sporting também tem motivos para estar feliz. Nos últimos dez Marítimo-Sporting para a Liga, os lisboetas triunfaram em seis ocasiões, empataram duas e perderam apenas duas. Um conjunto de resultados que pode ser considerado positivo se tivermos em conta que a casa do Marítimo costuma ser sempre uma deslocação complicada para os adversários.

- Na primeira volta, o Sporting recebeu e goleou o Marítimo no Estádio José Alvalade por 5-0. Foi a 7 de janeiro deste ano e os golos foram apontados por Bas Dost (três), Bryan Ruiz e Marcos Acuña.

- Para além do desafio da primeira volta, Sporting e Marítimo jogaram para a fase de grupos da Taça da Liga. O jogo foi a 19 de setembro de 2017 e no onze inicial do Sporting estavam presentes Tobias Figueiredo, Jonathan Silva, Mattheus Oliveira, Alan Ruiz e Iuri Medeiros, atletas que saíram de Alvalade em janeiro.

- Jorge Jesus e Daniel Ramos já se encontraram quatro vezes nas respetivas carreiras. A primeira vez foi em 2011, quando Jesus estava no Benfica e Ramos era técnico da Naval. As equipas defrontaram-se para a Taça de Portugal e as águias venceram por 1-0. De resto, os últimos três encontros foram todos entre Marítimo e Sporting, com os leões a vencerem um e com os outros dois a terminarem empatados.

- O treinador do Sporting já defrontou o Marítimo por 38 vezes em toda a carreira e o registo é positivo: 21 vitórias, nove empates e oito derrotas, somando um total de 69 golos marcados e 36 sofridos.

- Já Daniel Ramos soma apenas cinco encontros contra o Sporting na carreira de treinador. Para além dos últimos três do Marítimo, o técnico de 47 anos foi a Alvalade perder ao serviço do FC Famalicão (4-0 em 2014/15) e ao serviço do Vilanovense (3-1 em 2001/02).

- A nível individual, o Sporting tem no plantel um dos maiores goleadores do campeonato. Bas Dost, com 26 golos, só é superado por Jonas na tabela de melhores marcados e tem mais do triplo dos tentos de Joel e Ricardo Valente (cada um com oito), os dois melhores marcadores do Marítimo na Liga.

- O Sporting vai entrar para esta partida com 58 jogos nas pernas, sendo a equipa portuguesa com mais partidas em 2017/18. O Marítimo, apesar da distância para os leões, também tem uma quantidade respeitável de encontros: 44.

- A única vez que Marítimo e Sporting se encontraram a uma 34ª jornada foi a 15 de abril de 1989. O resultado final foi 1-1, com o golo do Marítimo de Quinito a surgir através de um autogolo de Pedro Venâncio. Já na segunda parte, José Lima fez o 1-1 para o Sporting de Manuel José.