Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-Varzim
2018-10-30 18:00:00
O Varzim não tem dado trabalho ao FC Porto

O FC Porto vai defrontar um adversário que pouco tem incomodado o dragão. É impressionante o registo entre estes dois conjuntos: os azuis e brancos venceram os últimos 12 jogos e só sofreram golos num deles. No Varzim há um jogador a fazer história.

- O FC Porto vai defrontar um adversário nada incómodo. É preciso recuar até 1976 para encontrar a última vitória da equipa da Póvoa de Varzim. Ibraim Silva marcou o único golo com que o Varzim venceu o FC Porto, então orientado por José Maria Pedroto.

- Daí para cá os dois clubes encontraram-se em 29 ocasiões e o melhor que o Varzim conseguiu fazer foram cinco empates, o último dos quais em novembro de 1986.

- 12 jogos sempre a ganhar e apenas dois golos sofridos. O FC Porto venceu os últimos 12 encontros com o Varzim e sofreu apenas dois golos, ambos no mesmo jogo, em 2003. Foram onze jogos sempre a marcar e sem sofrer qualquer golos por parte dos azuis e brancos.

- Um regresso a "casa". Nuno Capucho é treinador do Varzim, mas a sua ligação ao FC Porto é natural. Não só por ter sido no Dragão que iniciou a carreira de treinador como técnico da equipa de juvenis, como foi de azul e branco que atingiu as maiores conquistas da sua carreira como jogador.

- Adversários, hoje, os amigos de outrora. Sérgio Conceição e Nuno Capucho vão estar em lados opostos no jogo de quarta-feira, mas na temporada 1997/98 partilharam o balneário da equipa do FC Porto que se sagrou campeã nacional sob o comando de António Oliveira.

- O FC Porto outra vez? O Varzim não está a atravessar um momento feliz e nas últimas cinco partidas apenas venceu uma. Foi curiosamente diante do FC Porto B na última jornada da Segunda Liga.

- Há um líder no Dragão e não é o FC Porto. O Varzim vai visitar o Estádio do Dragão na condição de líder isolado do Grupo C da Taça da Liga. A equipa da Póvoa venceu o Belenenses (2-1) na primeira jornada. Já o FC Porto empatou (1-1) na receção ao GD Chaves.

- Para o FC Porto é fundamental conquistar os três pontos caso não queira arriscar a passagem à final four da Taça da Liga, a única prova em Portugal que falta no palmarés dos azuis e brancos.

- Por isso é com curiosidade que se aguarda pelo onze de Sérgio Conceição. Dará, o treinador do FC Porto, oportunidade aos menos utilizados, ou, pelo contrário, irá apostar na equipa mais forte para este duelo com o Varzim?

- Para a história. Nelsinho é o segundo jogador com mais jogos realizados na história do Varzim, fará, com o FC Porto, a 299 partida com a camisola da equipa da Póvoa. À frente do médio de 39 anos, que esta temporada já realizou 12 partidas, está apenas Alexandre. O atual diretor desportivo do Varzim realizou 350 jogos pelo clube.

- Uma marca para assinalar. Caso seja utilizado na partida diante do Varzim, Danilo irá realizar a sua 125 partida de dragão ao peito e iguala o registo de jogadores como Benny McCArthy, Nicolás Otamendi e o já falecido Perdigão.