Portugal
Onze pistas para ver o FC Porto-CD Aves
2018-08-03 20:45:00
FC Porto é o recordista de títulos na Supertaça somando 20 conquistas, contra oito do Sporting e sete do Benfica

O FC Porto vai disputar a 30ª Supertaça da sua história, decorrente da conquista do título de campeão nacional após um jejum de quatro anos, enquanto o Desportivo das Aves estreia-se nesta competição, em resultado da triunfo na primeira final da Taça de Portugal do seu historial, frente ao Sporting, por 2-1.

- Os dragões são o recordista de títulos desta competição somando 20 Supertaças, contra oito do Sporting e sete do Benfica. Em 29 finais de Supertaça, os azuis e brancos saíram derrotados em nove. A última vez que conquistaram a competição foi em 2013.

- Na última Supertaça conquistada, o FC Porto, na altura liderado por Paulo Fonseca, venceu de forma categórica o Vitória SC por três golos sem resposta. A 10 de agosto de 2013, Licá (5'), Jackson (17') e Lucho González (45') fizeram os golos no Estádio Municipal de Aveiro perante um conjunto vimaranense liderado por Rui Vitória.

- Artur Jorge é o treinador que mais vezes conquistou a Supertaça nacional. O treinador campeão europeu pelo FC Porto é titular de três troféus, todos obtidos ao serviço dos dragões, contra duas conquistas de Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, Paulo Bento, Vítor Pereira, Jorge Jesus e Rui Vitória.

- O primeiro vencedor da Supertaça, que teve a primeira edição na temporada 1979/80 foi o Boavista. Liderados por Mário Lino, os axadrezados venceram precisamente o FC Porto por 2-1 num jogo disputado no antigo Estádio das Antas. A 17 de agosto de 1979, Júlio Carlos bisou para o clube do Bessa com um golo apontado logo no primeiro minuto e outro perto da hora de jogo. A 13 minutos do final, Romeu reduziu para os portistas.

- FC Porto e Desportivo das Aves mantêm os treinadores com que terminaram a última época (Sérgio Conceição e José Mota). As novidades nos dragões para já não são muitas. O jovem Diogo Leite será uma das principais atrações, tendo em conta que deverá iniciar o jogo como titular, na posição outrora ocupada por Marcano. Já o Desportico das Aves perdeu jogadores importantes como Quim, Adriano, Paulo Machado, Tissone e Alexandre Guedes, o herói da final da Taça de Portugal, ao apontar os dois golos com que os avenses venceram o favorito Sporting.

- No primeiro jogo oficial de 2018/19, realizado na semana passada, relativo à segunda fase da Taça da Liga, o Desportivo das Aves anulou uma desvantagem de dois golos e venceu nos penáltis o Santa Clara, de regresso ao escalão maior do futebol português, seguindo para a fase de grupos, com um onze em que as novidades passaram pela inclusão do guarda-redes Quentin e do médio Bura.

- O Desportivo das Aves nunca venceu o FC Porto nos onze jogos oficiais disputados entre as duas equipas. O melhor que conseguiu foi um empate, verificado na última época, a 25 de novembro, quando a jogar em casa, impôs uma igualdade a uma bola aos dragões. Ricardo Pereira adiantou os dragões no marcador aos seis minutos e Vítor Gomes empatou aos 63 já depois de Jesus Corona ter recebido ordem de expulsão.

- O Newcastle foi o último adversário que o FC Porto defrontou nesta pré-temporada. No jogo de apresentação aos sócios, os azuis e brancos empataram a zero com o conjunto liderado por Rafael Benítez num jogo em que Sérgio Conceição fez alinhar de início a jovem promessa Diogo Leite como única novidade relativamente ao onze da última temporada. 

- Sérgio Conceição, natural de Coimbra, tem, aos 43 anos, a oportunidade de conquistar a primeira Supertaça de uma carreira que tem no título conquistado na última época o momento mais marcante. 

- Aos 54 anos, José Mota, natural de Paredes, tem também a oportunidade de estrear-se no lote de vencedores da Supertaça. A conquista da Taça de Portugal na última época foi o momento mais alto de uma vasta carreira, que contempla dois títulos de campeão da segunda liga.