Portugal
Onze pistas para ver o Benfica-FC Basileia
2017-12-04 19:50:00
Portugueses e suíços jogam nesta terça-feira.

O Benfica recebe o FC Basileia, nesta terça-feira, para a Liga dos Campeões, sem objetivos desportivos, mas com o objetivo de fugir a [mais] um recorde negativo. No Basileia, que está a disputar um lugar nos oitavos-de-final, há um defesa a marcar golos uns atrás dos outros.

- Se não vencer, o Benfica conseguirá o pior registo de sempre de uma equipa portuguesa na Champions. O recorde, até agora, é do Sporting, com dois pontos somados, em 2000/2001. Garantido está o pior registo de sempre dos encarnados que, mesmo vencendo os suíços, não conseguirão superar a pior marca de sempre: seis pontos somados em 2010/11.

- O Benfica tem o pior ataque de sempre de uma equipa portuguesa na Champions, com apenas um golo em cinco jogos. Por outro lado, o FC Basileia leva nove golos marcados (no grupo A, apenas o Manchester United tem mais, com dez).

- Apenas 18 equipas terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões com 100% de derrotas. Se perder com o Basileia, nesta terça-feira, o Benfica será a 19.ª (Feyenoord e Anderlecht também estão em posição de o conseguir).

- Há divisão total nos jogos entre Benfica e Basileia. Até agora, em três jogos, contam-se uma vitória para cada lado e um empate.

- Em jogos no Estádio da Luz, regista-se apenas um jogo entre estas duas equipas. Terminou 1-1, em 2011, com um golo de Rodrigo, para o Benfica, e Huggel, para o Basileia. Onze do Benfica nesse jogo: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Luís Martins, Witsel, Matić, Bruno César, Aimar, Gaitán e Rodrigo. Curiosamente, nesse ano, também havia Basileia e Manchester United no grupo dos encarnados. O Benfica passou em primeiro e o Basileia em segundo.

- Até agora, Rodrigo, Bruno César e Óscar Cardozo foram os únicos jogadores a marcar golos ao Basileia.

- Michael Lang, defesa que marcou ao Benfica, no primeiro jogo, leva sete golos nos últimos cinco jogos. Isto apenas nas últimas duas semanas.

- Frente a equipas portuguesas, na Liga dos Campeões, o registo da equipa suíça é bastante negativo. Para além dos já referidos três encontros com o Benfica, somam-se ainda dois com o Sporting (duas derrotas), dois com o FC Porto (uma derrota e um empate) e dois com o Vitória de Guimarães (um empate e uma vitória).

- O Benfica joga apenas pelo prémio monetário e pela honra, nesta última jornada, mas, para a equipa suíça, este jogo é vital. O Basileia ainda disputa o apuramento, com o Manchester United e o CSKA, sabendo que uma vitória lhe garante o apuramento, caso o CSKA não vença o United por, pelo menos, mais três golos do que o Basileia. Uma derrota ou um empate podem ser fatais nas contas finais, relegando a equipa para a Liga Europa.

- O Benfica chega a esta partida depois de um empate frente ao FC Porto e um triunfo frente ao Vitória de Setúbal. Já o Basileia, depois do último jogo de Champions, vem de três vitórias consecutivas. Venceu duas vezes o Luzern (uma para a Taça e uma para a Liga) e bateu o Lausanne, no último fim-de-semana.

- O árbitro da partida será o espanhol Jesus Gil Manzano, que nunca se cruzou com qualquer equipa portuguesa em jogos oficiais e já apitou dois jogos na Liga dos Campeões.