Portugal
Onze pistas para ver o Belenenses-Benfica
2018-10-26 20:30:00
Belenenses e Benfica defrontam-se neste sábado, às 20h30.

O dérbi lisboeta entre Belenenses e Benfica, marcado para este sábado, deverá ser, segundo as estatísticas, um duelo pela busca da posse de bola. No entanto, apesar de muito gostarem da bola, apenas uma destas duas equipas gosta de rematar. 

E lembra-se da última vitória do Belenenses frente ao Benfica? Jesus, Amorim e Weldon estavam por lá.

- “A bola é para mim”, devem dizer Belenenses e Benfica, neste sábado. Estão ambas no top-4 no ranking da posse de bola. O Belenenses tem uma média de cerca de 55% de posse de bola nos seus jogos, enquanto o Benfica chega aos quase 57%.

- Ainda na posse de bola, é interessante ver os registos do Belenenses em casa e do Benfica fora. Os azuis têm quase 58% quando jogam em casa, enquanto o Benfica, a jogar fora, fica-se pelos 52%.

- Apesar de ambas terem muita bola, apenas uma destas equipas procura avidamente a baliza adversária. O Benfica é a equipa que mais remata (17 por jogo), enquanto o Belenenses é a terceira que menos remata (10).

- Mais: o Belenenses, em igualdade com o Feirense, o pior ataque da Liga, com apenas quatro golos marcados.

- Para piorar as contas para o Belenenses, o Benfica é a segunda equipa da Liga que menos remates concede ao adversário (9). Apenas o FC Porto concede menos.

- Neste jogo, podemos esperar duas equipas “molinhas”, pelo menos na agressividade colocada nas faltas. Benfica e Belenenses são, respetivamente, a segunda e terceira equipas com menos amarelos. Curiosamente, o Benfica até faz bastantes faltas (quarta equipa mais faltosa).

-  Há um dado curioso acerca do aproveitamento das bolas paradas: Belenenses e Benfica são duas das quatro equipas que ainda não marcaram em lances de bola parada. No entanto, o Benfica até é a equipa da Liga que mais remates consegue fazer em lances de bola parada (6 por jogo).

- Larguemos as estatísticas em campo e vamos às que, possivelmente, menos contam. Este dérbi lisboeta já aconteceu 245 vezes. O Benfica venceu mais de metade (140), enquanto o Belenenses venceu 58.

- Se olharmos apenas para jogos no Restelo – desta vez até será no Jamor – a coisa já muda de figura. Em 123 jogos, houve 54 vitórias do Benfica e 44 do Belenenses.

- Apesar deste aparente equilíbrio, há 11 anos que o Belenenses não vence o Benfica. Foi em 2007, por 1-0, na altura com Jorge Jesus no comando do Belenenses. Rúben Amorim estava no onze dos azuis, bem como Weldon, que fez o golo.

- Por falar em Jesus, Amorim e Weldon: a ligação entre Belenenses e Benfica, nos últimos anos, tem sido estreita. Jorge Jesus, Rúben Amorim, Weldon e Júlio César foram alguns dos nomes com passado em Belém que o Benfica “pescou”. Neste momento, André Almeida, sub-capitão dos encarnados, é o jogador com maior ligação ao Belenenses – fez o final da formação e o início da carreira sénior.