Foi a 10 de julho que o remate de Éder deu a Portugal o triunfo na final com a França e um título para a história
Corria o minuto 109. A partida já estava no prolongamento e golos nem vê-los. Até que Éder se encheu de fé e rematou de longe. Um remate forte, rasteiro e cruzado, que não deu qualquer hipótese a Lloris. Portugal colocou-se em vantagem e não mais a perdeu. O golo do avançado português valeu o triunfo na final frente à França. Mas, mais do que isso, valeu também o título europeu para Portugal. Foi a 10 de julho de 2016. Há precisamente um ano.
A conquista do Europeu de 2016, na França, que tantos desgostos já havia dado aos portugueses, significou o marco mais importante da história da Seleção Nacional. O título tão aguardado, que tantas vezes esteve perto de chegar, mas que sempre fugiu por qualquer infelicidade do destino. Mas nessa noite de 10 de julho tudo foi diferente. Portugal conseguiu vencer o Europeu, mesmo sem ter contado com Ronaldo durante grande parte da final.
Um ano depois, a Seleção portuguesa até já disputou mais uma grande competição. Na Taça das Confederações, que se realizou recentemente, a equipa das quinas não conseguiu o mesmo sucesso, contentando-se com o terceiro lugar final. No entanto, nada apaga o feito conseguido há um ano. Portugal é o rei da Europa e continuará a sê-lo nos próximos três anos. Pelo menos. Mesmo que muita coisa vá mudando… Eis onze mudanças que ocorreram na Seleção Nacional durante o último ano, desde a conquista do Euro’2016.
Veja as páginas seguintes para conhecer as onze mudanças que compõem esta lista.