Portugal
Onze factos rápidos sobre o Viktoria Plzen-Sporting
2018-03-16 12:30:00
Não se via um Sporting a sofrer tantos golos fora de portas desde a década de 40 do século passado

Com a qualificação para os quartos de final da Liga Europa, o Sporting vai realizar, no mínimo, 59 jogos na presente temporada e bate o anterior recorde nacional (58) conseguido em 2010/11. Outro recorde, mas negativo, diz respeito ao facto de o Sporting sofrer golos há 14 jogos fora de casa. É preciso recuar à década de 40 do século passado para encontrar um registo pior.

- O Sporting qualificou-se para os quartos de final da Liga Europa e na pior das hipóteses, os leões vão disputar 59 jogos oficiais até final da temporada. Este registo significa um novo recorde nacional ultrapassando os 58 jogos que o FC Porto realizou em 2010/11. Ano em que os azuis conquistaram o campeonato, a Liga Europa e a Taça de Portugal.

- Marek Bakos bisou na partida diante do Sporting e já é o eslovaco com mais golos nas competições europeias, marcou por 22 ocasiões. 20 deles foram ao serviço do Viktoria Plzen, os outros dois conseguiu-os ao serviço do Slovan Liberec.

- O Sporting viu-se obrigado a resolver a eliminatória no prolongamento. A última vez que os leões jogaram um prolongamento nas competições europeias aconteceu na pré-eliminatória da Liga Europa em 2005/06. O Sporting, então orientado por José Peseiro, viu-se vergado, surpreendentemente, aos pés do Halmstads da Suécia.

- Bas Dost falhou a conversão de um pontapé de penálti. Coisa rara no holandês desde que Jorge Jesus o incumbiu de bater os penáltis a favor do Sporting. Dos 13 que bateu, falhou apenas dois. Diante do CD Tondela, na temporada transata, e esta quinta-feira.

- O Sporting não marcava presença nos quartos de final de uma competição europeia desde a temporada 2011/12. Nesse ano, os leões, treinados por Ricardo Sá Pinto, chegaram às meias finais onde foram eliminados pelo Athletic Bilbau.

- Já Jorge Jesus vai disputar os quartos de final da Liga Europa. Fê-lo anteriormente em 2010, 2013 e 2014. Sempre ao serviço do Benfica, chegando mesmo à final nas duas últimas ocasiões.

- Ao sofrer golos em terreno checo, o Sporting alargou para 14 o número de jogos fora consecutivos a sofrer. Não se via registo tão negativo no clube de Alvalade desde 1946/47.

- Bruno Fernandes é o rei das assistências no Sporting. Foi o médio que bateu o canto que terminou com a cabeçada de Rodrigo Battaglia para o fundo da baliza de Hruska e que serviu aos leões para garantirem a passagem aos quartos de final. Assim sendo, o camisola 8 do Sporting leva já 13 passe para golo na presente temporada.

- Bruno Fernandes, Fábio Coentrão, Marcus Acuña, Gelson Martins e Rodrigo Battaglia estavam em risco de falhar a próxima partida do Sporting caso vissem o cartão amarelo. Isso não aconteceu e os leões estarão na máxima força – no que a questões disciplinares diz respeito – na primeira mão dos quartos de final.

- Gelson Martins cumpriu o 128.º jogo com a camisola da equipa principal e igualou Tiago Ferreira. O antigo guarda-redes que se sagrou campeão pelo Sporting em 2001/02 e que é agora treinador dos guardiões leoninos.

- 120 minutos mais uma viagem desde a República Checa. É este o preço que o Sporting terá de pagar, já no domingo, quando receber o Rio Ave em partida a contar para 27.ª jornada da Primeira Liga.