Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-Viktoria Plzen
2018-03-09 20:05:00
Os amarelos comprometedores, o brilho de Bruno Fernandes e o regresso do instinto goleador de Fredy Montero

- William Carvalho e Sebastián Coates foram admoestados com cartões amarelos e, por isso, não vão estar presentes no jogo da segunda mão, na República Checa. Em risco estão Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Acuña e Gelson Martins.

- Do lado do Viktoria Plzen, Marek Baros, David Limbersky e Patrik Hrosovsky eram os jogadores em risco de falharem a segunda mão caso vissem o cartão amarelo. Desses três, apenas Limbersky viu o cartão. Assim, o lateral-esquerdo não vai poder ajudar a equipa no jogo em casa.

- Em caso de vitória na República Checa, na segunda mão da eliminatória, o Sporting vai estrear-se em triunfos naquele país. O único jogo que conta no país dos checos data de 1978/79, quando os leões perderam com o Banik Ostrava por 1-0 na primeira ronda da Taça das Taças.

- Bruno Fernandes aumentou a vantagem no topo do ranking de assistências de jogadores do Sporting em 2017/18, com 12, mais três que Acuña e mais quatro que Gelson Martins. O jogador do Sporting passou também Brahimi e Esgaio se contarmos com as asssistências de todos os jogadores de equipas portuguesas em jogos referentes a todas as competições. Alex Telles, com 16, é o único com mais que Bruno Fernandes.

- O internacional português fez parte da equipa da semana da Liga Europa pela terceira vez nos três jogos que tem na competição em 2017/18. Apesar de, desta vez, não ter marcado qualquer golo, fez uma assistência e foi essencial no triunfo leonino. Para além de estar na equipa da semana, Bruno Fernandes também lidera o ranking de performance da Liga Europa, superando nomes como Griezmann, segundo classificado, e Felipe Anderson, terceiro. Fredy Montero também integrou o onze ideal da semana.

- Foi o 17º jogo consecutivo do Sporting sem perder em casa. Desde 27 de novembro, quando os leões saíram derrotados do embate com o FC Barcelona para a fase de grupos da Liga dos Campeões (0-1), que mais ninguém conseguiu vencer o Sporting no Estádio José Alvalade. Os catalães foram mesmo os únicos visitantes a conseguirem triunfar no recinto leonino. No total, até ao momento, o Sporting regista 17 vitórias, seis empates e uma derrota em 24 jogos em casa (49 golos marcados e dez sofridos).

- O Viktoria Plzen apenas regista uma eliminatória na história das competições europeias em que chegou à segunda mão com uma desvantagem de 2-0. Foi em 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, e o adversário foi o Ludogorets. Depois da derrota na primeira mão, os checos empataram 2-2 em casa, tendo sido remetidos para a Liga Europa.

- O Sporting, por outro lado, venceu por 2-0 na primeira mão de uma eliminatória de competições europeias pela décima vez. A última foi em 2008, contra o FC Basileia, e a passagem acabou por sorrir aos leões. A última vez que o Sporting perdeu depois de vencer 2-0 na primeira mão foi em 1995, contra o Rapid Viena.

- Fredy Montero chegou aos 40 golos com a camisola do Sporting em 105 jogos. Os tentos estão divididos por Liga (28), Taça de Portugal (sete) e Liga Europa (cinco). Foi também o primeiro 'bis' do colombiano desde 30 de julho, quando, ao serviço dos Vancouver Whitecaps, marcou duas vezes na visita ao FC Dallas. Pelo Sporting, foi o nono 'bis'.

- Desde 19 de janeiro, no empate a um golo contra o Vitória de Setúbal, que o Sporting não chegava ao intervalo em vantagem. Desde então, onze jogos consecutivos em que a equipa de Jorge Jesus atingiu o final da primeira parte empatado ou em desvantagem, mesmo naqueles em que acabou por vencer.

- O último jogo dos oitavos-de-final da Liga Europa que o Sporting tinha jogado foi a famosa receção ao Manchester City, em 2011/12. Nessa partida, com os ingleses a serem amplamente favoritos, o Sporting acabou por triunfar por 1-0 com um dos golos mais memoráveis do novo Estádio José Alvalade: o calcanhar de Xandão. Na segunda mão, com a derrota por 3-2 em Manchester, a equipa de Sá Pinto seguiu para os 'quartos'.