Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sporting-Qarabag
2018-09-21 20:00:00
Os leões entraram na fase de grupos da Liga Europa com uma vitória por 2-0

- Ao fim de seis jogos em 2018/19, o Sporting somou a quinta vitória, adicionando ainda um empate na Luz. Os leões de José Peseiro bateram o Moreirense, o Vitória de Setúbal e o Feirense, para a Liga, o Marítimo, para a Taça da Liga, e agora o Qarabag, para a Liga Europa.

- Nesses seis jogos, o clube de Alvalade chegou ao intervalo empatado em quatro deles. Foi contra Moreirense, Vitória de Setúbal, Benfica e Qarabag. Destes, apenas as águias não perderam com o Sporting.

- Há 27 jogos para todas as competições que o Sporting não perde no Estádio José Alvalade. A última equipa a vencer a formação verde e branca no seu reduto foi o FC Barcelona, que triunfou por 0-1 na fase de grupos da Liga dos Campeões da época passada. Este é o melhor registo do Sporting desde 1987/88.

- Nani tem sido muito influente nesta terceira passagem pelo Sporting. O capitão da equipa leonina já leva três golos e uma assistência - conseguida contra o Qarabag, servindo Raphinha - em cinco jogos, tendo valido pontos no campeonato. Na última época, ao serviço da Lazio, marcou os mesmos três golos em... 25 partidas.

- Raphinha marcou pelo segundo jogo consecutivo, depois de já ter faturado contra o Marítimo para a Taça da Liga. O extremo brasileiro já não marcava em dois jogos seguidos desde janeiro, quando, ao serviço do Vitória de Guimarães, colocou bolas no fundo das redes de GD Chaves e Estoril Praia.

- O guarda-redes Vágner regressou a Portugal ao serviço do Qarabag. O brasileiro esteve muitos anos no Estoril Praia e havia passado a última temporada e meia no Boavista. Foi o oitavo jogo de Vágner contra o Sporting, clube contra quem até tem um bom registo: três vitórias, dois empates e três derrotas.

- O Qarabag somou a nona partida consecutiva sem ganhar em jogos referentes a fases finais de competições europeias. A última vez que isso aconteceu foi em novembro de 2016, quando a equipa do Azerbaijão bateu o PAOK por 1-0 na Grécia. Desde então, seguiram-se derrotas com Slovan Liberec, Fiorentina, Chelsea (duas vezes), AS Roma (duas vezes) e Sporting. O Qarabag ainda empatou com o Atlético Madrid em casa e fora.

- Ao marcar cerca de um minuto após entrar em campo para o lugar de Nani, Jovane Cabral tornou-se o suplente utilizado mais rápido de sempre a fazê-lo ao serviço do Sporting nas competições europeias. O jovem superou as marcas de Ralph Meade (1982, dois minutos), Ronald McDonald (1983, três minutos) e Matías Fernández (2010, três minutos).

- Em cerca de 150 minutos na equipa principal em 2018/19, Jovane Cabral já marcou mais golos (dois) do que em toda a temporada 2017/18 (um), ano em que teve mais de 1000 minutos de competição.

- O sérvio Gudelj estreou-se como titular ao serviço do Sporting ao fazer parte do onze inicial na noite desta quinta-feira. O médio de 26 anos já havia jogado frente ao Marítimo, mas como suplente utilizado. Foi também o regresso de Gudelj às competições europeias depois de quase dois anos de ausência. A última vez foi ao serviço do Ajax em 2016.

- A vitória pode ser um bom sinal para o Sporting. Isto porque as últimas quatro vezes em que os leões venceram o primeiro jogo da fase de grupos da Taça UEFA/Liga Europa resultaram em qualificação para a fase a eliminar. Foi em 2004/05, 2009/10, 2010/11 e 2011/12.