Portugal
Onze factos rápidos sobre o GS Loures-Sporting
Mauro
2018-10-21 20:00:00
A equipa de Alvalade sofre golos fora de casa há quase um ano; Juninho fez um golo histórico

- O Sporting sofre golos fora de casa há 25 jogos consecutivos, quase um ano. O último jogo em que os leões não sofreram golos remonta a 27 de outubro do ano passado, frente ao Rio Ave em Vila do Conde (1-0). Curiosamente, nos últimos 14 jogos em casa para a Liga, Sporting tem apenas um golo sofrido (Feirense, dia 1 de Setembro).

- Desde 2014 que o Sporting não obtinha um resultado tão curto frente a equipas do terceiro escalão do futebol português ou inferiores. Então, os leões derrotaram o Vizela, do Campeonato de Portugal, por 3-2, em Moreira de Cónegos.

- Nani marcou o seu quatro golo esta temporada ao serviço do Sporting, num total de 9 jogos. O capitão da equipa de Alvalade já fez mais golos que na época passada na Lazio onde em 25 jogos marcou 3 golos. Foi o 28º golo do internacional português de leão ao peito, o terceiro para a Taça de Portugal, curiosamente sempre fora de casa (Loures, 2018; FC Porto, 2014 e Académica 2006).

- À sexta ocasião, Bruno Fernandes desperdiçou pela primeira vez um pontapé de penálti. Antes tinha aberto o marcador para os leões e é, nesta altura, o melhor marcador do Sporting com cinco golos, em onze jogos. A seguir surge Nani com quatro tentos.

- Antes de Bruno Fernandes, o último penálti desperdiçado pelo Sporting ocorrera com Bas Dost , em março deste ano, frente ao Plzen, na República Checa, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa.

- Ainda Bruno Fernandes. O médio do Sporting não fazia um golo de meia distância desde abril, na deslocação dos leões ao Algarve para defrontarem e vencerem o Portimonense por 2-1, em jogo a contar para o campeonato. Ontem, em Alverca foi o segundo golo de Bruno Fernandes na Taça de Portugal. O primeiro fora em janeiro de 2018 frente ao Cova da Piedade, num remate dentro da área de pé esquerdo.

- Luc Castaignos voltou a ser titular no Sporting 21 meses depois (Vitória FC, 1-2, Taça da Liga) e pela primeira vez jogou a tempo inteiro, o que nunca tinha ocorrido nas anteriores 16 partidas do avançado holandês de leão ao peito.

- O guarda-redes Renan Ribeiro e o médio Nemanja Gudelj estrearam-se na Taça de Portugal. O defesa central Marcelo fez a estreia absoluta pela equipa principal do Sporting esta temporada. Não jogava desde maio, na 34ª jornada do último campeonato, na receção do Rio Ave ao SC Braga (1-0).

- Miguel Luís estreou-se pela equipa principal do Sporting entrando aos 90 minutos para o lugar de Jovane Cabral. O médio campeão europeu sub-17 e sub-19 soma quatro jogos esta época, três pelos sub-23 do Sporting onde fez um golo, ao Portimonense.

- Um golo histórico o de Juninho. O GS Loures marcou pela primeira vez a um dos denominados grandes do futebol português, naquele que foi o segundo jogo com o Sporting (perdeu 3-1 em 1981/82 em Alvalade para a Taça de Portugal). Há três anos que a equipa da cidade de Loures não fazia um golo a uma equipa da I Liga. Em 2015/16, forçou o Boavista a prolongamento mas saiu derrotado por 2-1.

- Juninho fez o seu primeiro golo esta época com a camisola do SC Loures, num total de nove jogos. O médio ofensivo brasileiro, de 28 anos, é filho de Mário, que representou o Sporting nos anos 80 durante duas épocas (1986/87 e 1987/88) e o Estrela da Amadora em 1989.