Portugal
Onze factos rápidos sobre o Feirense-Sporting
2017-09-09 19:00:00
Sporting a caminho do registo de 1993/94 e Jorge Jesus com o melhor arranque de sempre

Jorge Jesus superou o registo da temporada passada e está a realizar o melhor arranque de Liga da carreira como treinador com cinco triunfos consecutivos. Já o Sporting, está a uma vitória de igualar o registo conseguido em 1993/94, era Bobby Robson o treinador. Em termos ofensivos, é preciso recuar até 1990/91 para encontrar maior soma de golos leoninos à passagem da quinta jornada.

- Jorge Jesus está a realizar o melhor arranque de campeonato da carreira. Superou o registo da temporada anterior quando, também ao serviço do Sporting, conseguiu acumular quatro triunfos nos primeiros quatro jogos, sequência só interrompida pela derrota por 3-1 no terreno do Rio Ave.

 - Relativamente ao Sporting, as cinco vitórias consecutivas no arranque da presente edição da Primeira Liga ultrapassam o registo da temporada 1994/95 quando, sob o comando de Carlos Queiroz, os leões conseguiram iniciar a Liga com quatro triunfos em outras tantas partidas. Assim como a marca da temporada passada quando a equipa de Jorge Jesus venceu os primeiros quatro encontros a contar para a Liga. O Sporting fica agora a uma vitória de igualar o registo de seis vitórias que remonta da época 1993/94, era o treinador dos leões, Bobby Robson.

- O Feirense sofreu mais golos na partida diante do Sporting do que aqueles que tinha sofrido até ao jogo de sexta-feira. A equipa de Nuno manta Santos contabilizava apenas dois golos sofridos nas quatro partidas disputadas para a Liga. Os três encaixados frente ao Sporting elevam o registo para cinco e tiram a equipa da zona de equipas que menos golos tinham sofrido no campeonato.

- Os 13 golos do Sporting nas cinco primeiras jornadas da presente edição da Liga igualam os registos da equipa orientada por Leonardo Jardim em 2013/14 e daquela orientada por Robson em 1993/94. Superou os 12 conseguidos na época 1995/96. É preciso recuar até 1990/91 para encontrar uma soma maior: foram 17 golos marcados nas primeiras cinco jornadas. A equipa orientada por Marinho Peres começou em grande estilo uma temporada que viria os leões terminarem o campeonato na terceira posição: Vitória de Guimarães, 3-0; Penafiel, 5-2; Salgueiros, 5-1; Boavista, 3-0 e Belenenses, 1-0.

- Bruno Fernandes apontou mais um tento e já soma quatro na Primeira Liga. O médio está a apenas um golo de igualar os melhores registos nas épocas que passou em Itália. Em 2013/14 marcou cinco ao serviço da Udinese em toda a Serie A e repetiu a marca na temporada transata quando jogava com as cores da Sampdoria.

- William Carvalho cumpriu a 157 partida com a camisola do Sporting em todas as competições e fica a apenas uma das 158 realizadas por Luís Figo, um dos mais marcantes jogadores da história dos leões e uma vez premiado como o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.

- Rui Patrício, Sebastián Coates e Bas Dost são, depois da lesão que obrigou Jesus a tirar Piccini de jogo, os únicos totalistas do Sporting na presente edição da Primeira Liga.

- Peter Etebo somou, na partida diante do Sporting, o segundo golo no campeonato e igualou o registo que tinha alcançado em toda a Primeira Liga da temporada transata.

- O Sporting apresentou muitas dificuldades na primeira parte de se abeirar da baliza de Secco com perigo como provam os zero remates dos leões. Aliás só à passagem do minuto 34 é que se viu o primeiro remate, do Feirense.

- João Silva apontou o primeiro golo do Feirense na sequência de um pontapé de canto. A última vez que os leões tinham sofrido um golo da mesma forma ocorreu em janeiro e o autor do feito foi Welthon do FC Paços de Ferreira em partida que o Sporting acabaria por vencer por 4-2.

- João Silva estreou-se a marcar com a camisola do Feirense. O ponta-de-lança que regressou esta temporada ao futebol português voltou a marcar para a Liga Portuguesa seis anos após o seu último tento para a prova. Foi em setembro de 2011 num partida diante do Rio Ave e que terminou com um triunfo do Vitória de Setúbal, equipa pela qual atuava o avançado.