Zero pontos, zero golos, zero euros ganhos no campo. Pior equipa portuguesa de sempre, uma das 20 piores da história da competição e mais uns quantos recordes negativos, depois da derrota (2-0) frente ao FC Basileia, nesta terça-feira.
- O Benfica tornou-se a 19.ª equipa na história da Liga dos Campeões a terminar a fase de grupos com zero pontos. E nunca uma equipa portuguesa tinha conseguido esse recorde negativo.
- Este foi o pior desempenho de uma equipa portuguesa na Champions, com zero pontos, um golo marcado e 14 sofridos. Antes dos encarnados, o Sporting (dois pontos em 2000) tinha o pior registo.
- O Benfica tornou-se a terceira equipa portuguesa com mais golos sofridos na Champions. Sofreu 14, nesta fase de grupos, uma marca apenas superada por Sporting (15 golos, em 2000/2001) e Boavista (15 golos, em 2001/2002). Conseguiu ainda superar o seu próprio recorde de média de golos sofridos. Desde 2010/11 que os encarnados não terminavam com uma média de mais de dois golos sofridos.
- Em termos de diferença entre golos marcados e sofridos, este Benfica também é o pior português de sempre. Terminou com -13, superando os -11 do Sporting, em 2008/09.
- Nos golos marcados, este é o pior ataque de sempre de uma equipa portuguesa nesta prova, com apenas um golo marcado.
- Com esta vitória, o Basileia desequilibrou o registo de confrontos frente ao Benfica. Agora, contam-se quatro jogos, com duas vitórias suíças (as duas nesta temporada), um empate e um triunfo encarnado.
- O Benfica-Basileia marcou a estreia de João Carvalho na Liga dos Campeões. Fê-lo logo a titular, aos 20 anos.
- Dmitiri Oberlin marcou quatro golos na fase de grupos da Champions. Contra o Benfica foram... três (o outro foi ao CSKA).
- O Basileia passa pela terceira vez a fase de grupos da Champions. Em 2011/12, no grupo do Benfica, seguiu em frente juntamente com os encarnados. Em 2014/15, foi eliminado pelo FC Porto, nos oitavos-de-final.
- Michael Lang, que levava sete golos nos últimos cinco jogos – e que marcou ao Benfica, no primeiro jogo –, voltou a ter participação num golo. Aos seis minutos, assistiu Elyounoussi, com um grande cruzamento.
- O Benfica sai da Liga dos Campeões apenas com o prémio de participação. Neste jogo, estavam em disputa 1,5 milhões de euros de uma vitória, que vão para os cofres suíços. Nos do Benfica, nesta Champions, não entrou qualquer euro.