Portugal
"Onde chegariam os nossos clubes com as mesmas condições dos concorrentes..."
Redação
2020-12-11 20:10:00
Pedro Proença vinca o sexto lugar de Portugal no ranking da UEFA

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, destacou esta sexta-feira o facto de Portugal ter garantido o sexto lugar no ranking da UEFA no final da época, meta que permite a entrada direta de duas equipas portuguesas nas próximas edições da Liga dos Campeões

Através das redes sociais, o dirigente máximo da Liga, vincou os feitos de FC Porto, Benfica e SC Braga e refere que “condições equivalentes” aos restantes clubes europeus, as equipas lusas poderiam conseguir ainda melhores resultados. 

“Portugal, resultado do excelente trabalho e muito talento das equipas e respetivas estruturas portuguesas, reafirma-se, com larga distância, enquanto sexto classificado no ranking da UEFA”, começa por enquadrar Proença. 

“Um orgulho para todo o futebol português que nos faz pensar sobre até onde chegariam os nossos clubes se pudessem ter condições equivalentes aos seus concorrentes na Europa. Uma carga fiscal mais equilibrada, prémios de seguros mais baixos, receitas de direitos TV mais aproximados a Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e França”, continua. 

“Se assim fosse, conseguiriam reter o talento que espalham pelos clubes europeus concorrentes e seguramente ultrapassariam, facilmente, aqueles que hoje, apesar das melhores condições, estão com estes a ombrear nas grandes competições europeias”, acrescenta. 

Terminada a fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, FC Porto, Benfica e SC Braga seguem em frente nas respetivas competições, sendo que ficarão a conhecer os próximos adversários no sorteio que se realizará na segunda-feira. 

Após os resultados da fase de grupos, Portugal conseguiu garantir o sexto lugar no ranking da UEFA, o que assegura, até à época 2022/2023, duas equipas com acesso direto à  Liga dos Campeões e uma através de eliminatórias, uma com passagem direta para a Liga Europa e mais duas para a Europa Conference League.