Portugal
"Octávio sabe disto e doutras coisas. Esteve no Sporting e sentiu isto na pele"
2020-12-10 11:15:00
Fernando Mendes espera que Octávio Machado fale sobre a temporada 2015/16, quando estava no Sporting

Fernando Mendes começa a vislumbrar movimentações, após o empate do Sporting em Famalicão, no sentido de se 'cumprir' o 'vaticínio' de Jorge Jesus, que afirmou que "em breve o Benfica estará em primeiro lugar". O antigo futebolista, que representou os três grandes, considera que estão em marcha movimentações no sentido de retirar a equipa de Rúben Amorim do primeiro lugar.

"Já começou. Já começou em Famalicão. O Jorge Jesus lá sabe o que diz. O Jesus tem uma vantagem: foi treinador do Benfica e do Sporting. Já esteve nos dois lados. Octávio está a rir porque também sabe. Octávio sabe que há uma proteção muito mais forte ao Benfica e ao FC Porto", afirmou Fernando Mendes, na CMTV.

Dirigindo-se a Octávio Machado, que em 2015/16 estava no Sporting, Fernando Mendes recorda casos que, na sua opinião, afastaram os leões do título, então conquistado pelo Benfica, mas que ainda gera muita discussão nas hostes leoninas, desde adeptos a dirigentes e até ex-dirigentes.

"Octávio esteve no Sporting e sentiu isto na pele. Um dia, saber-se-á o que aconteceu na época 2015/16. Vai saber-se, vai. Um passarinho disse-me que se vai saber. Duas ou três pessoas já foram ouvidas para explicar o que se passou. Tenho respeito pelo Octávio. O mister sabe disto. Ele sabe disto e doutras coisas. Ele sabe mais, ele viveu estas coisas por dentro", realçou o antigo lateral, sugerindo que há histórias ocultas que determinaram que os leões perdessem o título para as águias. 

E Octávio Machado, presente no estúdio, reagiu: “Eu disse o que tinha a dizer, na hora certa. Os responsáveis do Sporting calaram-se". E evitou alimentar a polémica, sem desmentir, no entanto, a teoria de Fernando Mendes.

O antigo futebolista lembra essa experiência para reiterar a teoria de que existem tratamentos diferentes para os três grandes. E considera que as incidências do jogo de Famalicão deixam a entender que há jogos de bastidores.

"O Sporting foi lesado [em Famalicão] e dificilmente vai ser campeão. Com esta brincadeira, as pessoas esquecem-se de que esta é uma equipa formada por miúdos, que não contava para nada. Havia outros que eram reis. Vamos na nona jornada e, nos dois empates que teve, o Sporting foi roubado. E com esta brincadeirazinha toda, o Benfica estaria a oito pontos e o FC Porto estaria a 10", salienta Fernando Mendes.

"Eu já joguei em vários sítios e sei o tratamento diferente quando se veste uma camisola e outra camisola. Já senti isso na pele. Eu já tive árbitros em que, eu estava a ganhar certos jogos, e eles diziam-me que eu nunca tinha ganho lá. Deixem-se de tretas. Começaram a ver: 'estes miúdos estão-se a esticar e vamos já martelá-los'. Isto é uma vergonha", complementa, referindo-se não só ao 'status quo' do futebol português, mas também ao jogo com o Famalicão.

Fernando Mendes entende que "o grande responsável disto é o génio da arbitragem, o Artur Soares Dias", que foi videoárbitro nesse encontro, "ainda que o árbitro tenha condicionado a equipa do Sporting".

Com esse resultado, os leões mantêm-se no primeiro lugar, mas viram Benfica e FC Porto aproximarem-se, sendo que a equipa de Alvalade tem agora dois pontos de vantagem relativamente ao Benfica e quatro relativamente ao FC Porto. O SC Braga, derrotado pelo Belenenses SAD, perdeu a oportunidade de se aproximar da liderança e caiu para quarto lugar.