Portugal
“O treinador do Benfica engana quem? Eu não gosto de ser enganado”
2024-08-22 10:30:00
“Eu percebo pouco de futebol ao contrário do treinador do Benfica”, refere ex-diretor-geral encarnado António Carraça

Roger Schmidt esgotou praticamente todo o capital de popularidade que tinha na Luz. Quando chegou ao Benfica, logo conquistou os adeptos com palavras e com o futebol que colocou a equipa a jogar. E uma frase de Roger Schmidt ficou célebre. "O Benfica é um dos melhores clubes do mundo. Amo futebol, e se amas futebol, amas o Benfica. É uma ótima oportunidade para mim", disse Roger Schmidt, quando aterrou em Lisboa para assinar pelo Benfica.

Os adeptos renderam-se ao então novo treinador que chegou a ser comparado ao sueco "Sven Göran Eriksson", um dos lendários treinadores que orientaram com sucesso o clube da Luz.

“O treinador do Benfica engana quem?”

Só que a reta final da época 2022/2023 já deixou algum nervosismo nos benfiquistas, apesar da conquista do 38.º campeonato nacional. A dado momento, o Benfica perdeu a larga margem que tinha de vantagem. Apesar disso, segurou o título.

A temporada 2023/2024 começou com um triunfo na Supertaça Cândido de Oliveira diante do FC Porto e tudo parecia correr bem às águias. No entanto, nada mais o Benfica de Roger Schmidt conquistou. Também na Liga dos Campeões o Benfica teve uma caminhada de sofrimento, salvando-se nos instantes finais para a repescagem para a Liga Europa.

Daí em diante, nada mais foi o que fora. Roger Schmidt passou a ser criticado, as declarações públicas do treinador passaram a valer críticas a Roger Schmidt e o clima de insatisfação dos adeptos passou a reinar na Luz.

António Carraça, antigo diretor-geral do Benfica, lamenta a forma como Roger Schmidt comunica com os adeptos do clube encarnado. “O treinador do Benfica engana quem? Eu não gosto de ser enganado”, assumiu Carraça, em declarações no Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol.

"Percebo pouco de futebol ao contrário do treinador do Benfica"

“Eu percebo pouco de futebol ao contrário do treinador do Benfica. Mas as palavras dele tentam-me enganar”, criticou o ex-dirigente do Benfica, que espera a manutenção da mesma equipa no próximo jogo, com dois médios mais defensivos como são Florentino Luís e Leandro Barreiro, com Aursnes e João Mário.

“Acredito que no próximo jogo com o Estrela da Amadora vá continuar exatamente com o mesmo conceito”, disse Carraça, depois de lembrar que o Benfica conseguiu vencer o Casa Pia, depois das mexidas neste quarteto, nomeadamente as saídas de João Mário e Barreiro.

“O treinador assumiu de uma forma muito clara. Percebe muito de futebol”, ironizou António Carraça, lembrando que “os treinadores erram". Por isso, não percebe o porquê de Schmidt falar como fala.

"Custa alguma coisa, isto é que não entendo, só os iluminados, as pessoas iluminadas é que não têm a capacidade de dizer ‘eu errei, a equipa que eu coloquei em campo não teve, tal como em Famalicão, a capacidade, o talento de produzir o futebol que eu acreditava que pudesse’. É uma questão de humildade”, finalizou Carraça.