Portugal
"O Sporting tem uma maneira imprópria de estar"
2022-09-26 15:55:00
"Fragiliza-se em lutas internas que efetivamente não trazem nada de bom ao Sporting", lamenta antigo diretor geral

O presidente do Sporting lançou um apelo à união dos sportinguistas e disse esperar que o clube de Alvalade possa contar nos próximos tempos com a âncora dos adeptos independentemente dos resultados desportivos. Octávio Machado concorda com as palavras de Frederico Varandas, mas nota que o clube de Alvalade tem algumas particularidades.

"Os sportinguistas não podem estar a mostrar o seu apoio ao clube só pelos resultados. Não há ninguém que ganhe sempre. Venha o primeiro. E, portanto, estas oscilações de resultados também fazem o estado de alma de apoio a esta ou aquela direção, a esta ou aquela equipa, a este ou aquele treinador", comentou o antigo treinador e ex-diretor geral do Sporting.

Na leitura de Octávio Machado, o clube de Alvalade tem uma forma "imprópria de estar" na lógica de ambiente que é criado em algumas situações entre a oposição interna e quem gere o clube.

"O Sporting tem uma maneira imprópria de estar. Fragiliza-se em lutas internas que efetivamente não trazem nada de bom ao Sporting. E isso também depende dos resultados", explicou o antigo dirigente verde e branco.

Para Octávio Machado, "o Sporting é um clube em que ciclicamente existiram grandes divisões em função dos resultados". "O que ele [Frederico Varandas] pede é que independentemente dos resultados se possa ter uma união possível".

Por outro lado, o antigo diretor geral do emblema verde e branco realça que os adeptos do Sporting devem olhar para a temporada e perceber que, se a nível interno as coisas não têm corrido como esperado pela equipa treinada por Rúben Amorim, a nível europeu a vida verde e branca corre 'às mil maravilhas' com duas vitórias em outros tantos jogos na prova milionária da UEFA.

"O Sporting não está a fazer uma época que agrade a nível do campeonato nacional, mas é extraordinária na Liga dos Campeões. Agora, é encarar o futuro", indicou Octávio Machado.

A respeito da mensagem de apelo à união deixada por Frederico Varandas, Octávio Machado lembrou ainda que o Sporting tem de determinar prioridades no que toca à gestão.

"O Sporting não pode viver, nem nenhum país, eternamente com dívidas. Não pode. Tem que ser viável financeiramente e têm de haver opções", realçou.

O presidente leonino, recorde-se, na entrega dos emblemas de 50 anos aos associados pediu para que estes pudessem mostrar sempre o que é "ser Sporting". 

"É dizer presente nos momentos-chave da vida do clube, faça chuva ou sol, na vitória e na derrota. Não porque o presidente A, B ou C merece mas porque o Sporting merece", disse Frederico Varandas.