O FC Porto não está na Liga dos Campeões de 2024/2025. A bandeira portuguesa será defendida na prova internacional por Sporting e Benfica, campeão e vice-campeão, respetivamente. Mas o emblema portista tem um legado na competição e disso mesmo deu conta o portista Nuno Encarnação, lembrando que o FC Porto até pode nem estar na Champions deste ano, mas ainda se recorda de ver finais europeias com o clube portista.
Nuno Encarnação aproveitou para recordar André Pinotes Batista, conhecido associado dos leões, de que o FC Porto não participa nesta edição da Champions, mas já esteve em finais da prova. Já "o Sporting nem há 200 anos lá foi".
"Sporting nem há 200 anos lá foi" a uma final da Champions
"Nem há 200 anos lá foi, é engraçado. E ninguém me contou. Eu fui ver a última final. Eu vi. Eu fui ver três finais europeias do FC Porto e vi três canecos conquistados pelo FC Porto. Das quatro, só falhei em Viena com o Bayern de Munique que não vi ao vivo", comentou Nuno Encarnação.
Relativamente ao sorteio, que para Pinotes Batista "parece mais uma coisa de Liga Europa do que de Champions", Nuno Encarnação admite que o Sporting tem possibilidades de avançar para a próxima fase.
"Não há impossíveis, eu acho que o Sporting tem todos os fatores para triunfar, mesmo com o Arsenal em casa, porque o Sporting há uns anos atrás fez belíssimos jogos, por isso, este Arsenal não é temível", referiu Nuno Encarnação, em declarações na CMTV.
"Ou é só para os campeonatos da 2.ª Circular?"
Em todo o caso, o conhecido portista espera para ver o que farão os leões na prova milionária. E até tem uma dúvida. "Este Sporting está talhado para a Liga dos Campeões ou não? Ou é só para os campeonatos da 2.ª Circular? É esta a pergunta", apontou Nuno Encarnação.
Quanto ao resto do agrupamento do Sporting, Encarnação entende que há uma equipa que 'corre por fora' para outras viagens. "O City é uma coisa completamente diferente", avisou Encarnação, que falou também sobre as esperanças do Benfica na prova.
"Com o investimento que o Benfica tem e tudo aquilo que se apresenta na comunicação social e dos grandes craques que contrata, a obrigação é esta", disse o portista, esperando para ver se o Benfica consegue avançar pelo menos para o play-off.
Os encarnados, recorde-se, defrontam emblemas como os italianos do Bolonha, os franceses do Mónaco, os sérvios do Estrela Vermelha e os neerlandeses do Feyenoord, além dos espanhóis do FC Barcelona e do Atlético de Madrid, os alemães do Bayern e os transalpinos da Juventus.