Portugal
"O Sporting com o Benfica amocha mas com o FC Porto diz sempre qualquer coisa"
2023-09-05 13:35:00
"A opinião pública está a ser manipulada", avisa antigo candidato à presidência do FC Porto

O nome do FC Porto está no topo da atualidade mediática por conta da questão da falha no sistema de alimentação energética do VAR instalado no Estádio do Dragão, no FC Porto-Arouca, do campeonato, que terminou empatado a uma bola, e que tem dado que falar na sequência de um lance em que o árbitro Miguel Nogueira assinalou penálti a favor dos nortenhos, mas reverteu a decisão após contacto telefónico com o VAR. Uma vez que não tinha acesso às imagens, de acordo com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, a comunicação fez-se por via remota com recurso a um telefone móvel, que está previsto nos regulamentos, como o próprio Conselho de Arbitragem já assegurou.

Para José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, a Direção liderada por Pinto da Costa está a atuar bem com o pedido de repetição do jogo, até porque "a opinião pública está a ser manipulada desde que o jogo acabou e é isso que o FC Porto não pode permitir, nem quer permitir".

"E é por isso que vai protestar o jogo e vai lutar pela sua repetição. Não vamos confundir as pessoas", apelou José Fernando Rio, ex-candidato à presidência dos azuis e brancos.

Para o jurista, "há regras para se cumprirem ou entramos no reino da subjetividade e cada um decide à sua maneira". E com isso José Fernando Rio diz que não alinha.

Por outro lado, o antigo candidato à presidência do FC Porto comentou o comunicado do Sporting a respeito dos acontecimentos verificados no Estádio do Dragão.

"O Sporting quando é com o FC Porto vem sempre dizer qualquer coisa, com o Benfica amocha sempre. Não sei porquê", questionou o ex-candidato portista.

Para José Fernando Rio, o VAR está sem "credibilidade" desde que validou um golo a Paulinho, em Rio Maior, casa emprestada do Casa Pia quando os casapianos receberam o Sporting que acabaria por vencer essa partida neste campeonato que está a decorrer.

"Desde que vimos um fora de jogo mal assinalado com as linhas mas colocadas no jogo do Sporting, em que o jogador [Paulinho] estava claramente em fora de jogo e o videoárbitro traça uma linha uns centímetros antes, a partir daí, o VAR perdeu o critério, perdeu a credibilidade toda."

A somar a isso, em declarações na Renascença, José Fernando Rio lembra que, depois dessa partida em Rio Maior, "o árbitro foi castigado mas continua a apitar no estrangeiro."

"Que castigo é que o senhor Hugo Miguel e se o auxiliar sofreram? Nenhum. Zero", salientou o antigo candidato à presidência do FC Porto.