As comunicações entre o VAR e os árbitros têm sido reveladas pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e sempre que são reveladas acabam por gerar discussões entre protagonistas do futebol nacional. O áudio do VAR Artur Soares Dias e do árbitro João Pinheiro, que estiveram a dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto, de 29 de setembro, que os campeões nacionais venceram por 1-0, esteve entre as comunicações partilhadas e há um lance que continua a dar que falar.
A comunicação reporta à jogada em que Rafa Silva disputa a bola com David Carmo e Artur Soares Dias pediu a João Pinheiro para ir ao monitor do sistema VAR instalado no Estádio da Luz para verificar a jogada e tomar uma decisão, visto que tinha dado amarelo ao jogador portista.
Artur Soares Dias pediu a João Pinheiro para ir à zona de revisão e o árbitro João Pinheiro assim fez para ver com os seus próprios olhos toda a joada.
"A velocidade com que o Rafa vai, tenho dúvidas e tenho mais certezas de que ele vai chegar lá primeiro do que a bola e vai sozinho", argumentou Artur Soares Dias, ao que o árbitro respondeu.
"Se tens dúvidas, eu vou ver", comentou João Pinheiro, com Soares Dias a devolver comunicações para o relvado da Luz. "Tenho mais certezas de que o Rafa ultrapassou e vai chegar lá primeiro do que o outro. Está com a bola enquadrada."
Na troca de comunicações, João Pinheiro garantiu a Artur Soares Dias que não iria alterar a decisão e manteria o amarelo para David Carmo, optando por não expulsar o central portista.
"Para mim, está longe da baliza... podes andar para trás? Velocidade normal. Ok, para mim isto é amarelo, Artur. O jogador está muito lateralizado e este jogador não está em posição de jogar a bola. Mantenho a minha decisão", justificou João Pinheiro que, recorde-se, antes já tinha expulsado Fábio Cardoso e o FC Porto jogava com 10 elementos o clássico da Luz contra o Benfica.
Para Rodolfo Reis, antigo capitão do FC Porto, "o que o Soares Dias tentou fazer não se faz". "Ele diz de caras que não tem certeza. Se não tem certeza, está a criar a dúvida no árbitro", lamentou o antigo jogador dos azuis e brancos, em declarações na CMTV, onde aconselhou o juiz da Associação de Futebol do Porto a dedicar-se ao setor das confeitarias.
"É bom a vender natas, croissants e isso tudo"
"Em vez de se dedicar à arbitragem que vá para a confeitaria, que vá vender pastéis de nata", indicou o antigo capitão do emblema da Invicta.
"É bom a vender natas, croissants e isso tudo. É muito melhor do que dizer 'vai ver'", finalizou Rodolfo Reis, criticando a opção de Artur Soares Dias em chamar João Pinheiro para avaliar o lance de David Carmo e Rafa Silva na primeira parte do clássico na Luz que o Benfica venceu por 1-0 valendo o golo de Di María.