Nem sempre consensual na forma como se expressa ou nas atitudes, Sérgio Conceição tem vindo a colecionar uma ou outra situação polémica mas o seu antigo colega e amigo Hugo Almeida defende que ninguém lhe pode apontar o dedo de falta de dedicação e profissionalismo.
"Ele sempre foi uma pessoa muito vocacionada para fazer o seu FC Porto vencer. Ao longo destes anos todos temos visto o quanto o Sérgio é rude com a equipa, com a imprensa quando perde. Como jogador e como treinador ele é exatamente a mesma pessoa a nível de querer sempre mais, melhor e ganhar. Ele é um bicho da competição", defendeu Hugo Almeida.
Em final de contrato, Sérgio Conceição e Pinto da Costa ainda não oficializaram a renovação, mas o presidente portista tem admitido que quer continuar com Conceição no comando técnico, satisfeito que está com o trabalho que o ex-jogador e agora treinador tem feito ao serviço do FC Porto.
"Depois da tempestade vem a bonança e depois dos períodos difíceis que vivemos, e em que mesmo assim conseguimos dois títulos em três anos - toda a gente sabe por que não foram três em três - , é justo que possa continuar a dar o seu trabalho e talento com tempos mais fáceis. Por mim, desejo que seja treinador do FC Porto no futuro", admitiu o presidente portista, que chegou mesmo a comparar Sérgio Conceição com Pedroto.
"Quando eu comparo e digo que o Sérgio tem semelhanças com Pedroto, sempre saudoso para nós portistas e para mim como amigo que fui dele, tenho de considerar que é altamente elogioso para o Sérgio. Mas se disse, e mantenho, é porque é o que penso e o que tenho constatado ao longo dos anos em que convivi com Pedroto e convivo com Sérgio Conceição."
Hugo Almeida diz que não sabe o que o amigo fará mas admite que a ligação poderá prosseguir. "O que é melhor para ele só ele poderá dizer", disse, acreditando que a ligação entre Conceição e Pinto da Costa terá um peso no momento da decisão.
Em Turim, no final do jogo em que o FC Porto garantiu o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição e Pinto da Costa abraçaram-se num momento que não passou despercebido.
"É um abraço de pai para filho. Sempre soubemos que Sérgio Conceição é muito acarinhado por Pinto da Costa e acho que não é por aí que o Sérgio deixará ou não de renovar", considera o ex-avançado do FC Porto, na Renascença, destacando que a "mística" azul e branca voltou ao plantel com Sérgio Conceição.
"O Sérgio trouxe ao FC Porto a mística e o sentido de luta perdido há alguns anos. Juntou a nação portista para disputar e a conquistar grandes sucessos".
Deste modo, o ex-internacional português Hugo Almeida entende que o FC Porto e Sérgio Conceição "estarão sempre disponíveis um para o outro".
Elogios ao técnico portista chegaram também de Bruno Alves, ex-central do FC Porto, que vê em Conceição alguém com provas dadas para permanecer no cargo na Invicta.
“Gosto muito do Sérgio Conceição porque ele protege os jogadores. E numa vitória destas não quer ser o protagonista. Dá sempre a vitória aos jogadores e ao clube. Parabéns para ele”, referiu Bruno Alves.
Aos 46 anos, Sérgio Conceição cumpre a quarta temporada como treinador do FC Porto.