Portugal
"O senhor Schmidt vendeu bem a imagem. Ele queria acabar com o VAR"
2023-05-29 11:50:00
"O senhor Schmidt é igual aos outros", refere antigo treinador de FC Porto e Sporting

Roger Schmidt é campeão nacional. O técnico alemão conduziu o Benfica à conquista do 38.º campeonato da sua história e logo no primeiro ano como técnico em Portugal. Octávio Machado, antigo treinador de Sporting e FC Porto, destaca que o treinador das águias é adorado nesta altura porque ganhou e, socorrendo-se da experiência que somou no futebol, lembra que se as coisas não tivessem corrido bem, a forma como o germânico é encarnado hoje, seria provavelmente diferente.

Na CMTV, Octávio Machado sublinhou que, desde que pisou território nacional, Roger Schmidt procurou conquistar os adeptos do Benfica. De resto, logo quando aterrou na Portela, em Lisboa, para assinar com o clube da Luz, Schmidt teve uma frase que conquistou os adeptos benfiquistas.

"Quem ama o futebol, ama o Benfica", disse Roger Schmidt, há sensivelmente um ano. Essa foi a primeira de várias frases e comportamentos que fizeram com que Roger Schmidt fosse encarado como um ídolo dos adeptos enquanto as vitórias foram sendo alcançadas.

Para Octávio Machado, "o senhor Schmdit, naturalmente, que vendeu bem a imagem". Mas o ex-treinador dos rivais encarnados lembra que, nesta temporada, Roger Schmidt teve alguns momentos em que nem tudo foi um 'mar de rosas'.

"Ele queria acabar com o VAR", recordou Octávio Machado, aludindo às declarações do treinador do Benfica após a eliminatória com o Inter de Milão para a Liga dos Campeões.

"Fomos infelizes com a arbitragem, ainda hoje houve um penálti claro sobre o Aursnes, não percebo por quê o VAR não chamou o árbitro. Na semana passada foi igual. Por mim podem acabar com o VAR, não faz sentido assim", disse Schmidt, após o jogo de Milão, realçando um lance em que, a seu ver, tinha havido falta para grande penalidade sobre Aursnes.

No primeiro ano como treinador das águias, Roger Schmidt conseguiu alcançar os dois grandes objetivos da temporada encarnada. Ser campeão nacional e estar na Liga dos Campeões, onde chegou até aos quartos de final, sendo eliminado pelo Inter, que é finalista da prova europeia.

Por isso, num balanço à época, o técnico alemão mostrou-se satisfeito com aquilo que foi somado na época encarnada e Octávio Machado destaca que, agora, tudo aquilo que Schmidt vai dizendo até poderia ser aproveitado para fazer promoção de Portugal na Alemanha.

"É bom para ser aproveitado para uma campanha de turismo português na Alemanha", disse Octávio Machado certo de que "o senhor Schmidt é igual aos outros".