O Benfica viveu uma época de sucesso na última temporada no que ao campeonato diz respeito, que foi vencido pelas águias, e no plano europeu Roger Schmidt conduziu a turma da Luz aos quartos de final, ultrapassando adversários como a Juventus ou o Paris Saint-Germain, numa altura em que o nome do treinador Roger Schmidt foi mesmo associado à Seleção da Alemanha.
Perante a cobiça ao treinador, Rui Costa renovou contrato com Roger Schmidt que já na época 2023/2024 venceu a Supertaça Cândido de Oliveira e todos os clássicos contra os rivais mais diretos - FC Porto e Sporting.
Porém, na Liga dos Campeões a vida do Benfica foi piorando e a turma da Luz cedo ficou sem possibilidades de lutar pelo apuramento para os oitavos de final, restando a Roger Schmidt tentar uma chegada à Liga Europa por via da repescagem.
Também no campeonato, apesar de o Benfica seguir no pelotão da frente, algumas escolhas de Schmidt têm sido motivo de discórdia entre figuras ligadas ao Benfica, que não concordam com certas opções ou mesmo nos tempos em que Roger Schmidt faz algumas substituições na equipa.
"As decisões no Benfica são feitas de repente, se está sol assina, não está sol, não?"
Perante o atual contexto, Diogo Luís, ex-jogador encarnado, nota que a administração está a deixar o treinador alemão ser "assado em praça pública". "O Roger Schmidt está a ser assado em praça pública e estão todos sentadinhos no camarote a ver o jogo", comentou Diogo Luís, notando que esta atitude é pensada.
"Achas que isto é inocente? O Rui Costa defendeu o Roger Schmidt depois de vencer o Sporting. Fácil. Mais fácil. Até lá esteve caladinho. E agora está caladinho", referiu Diogo Luís, em declarações na CNN Portugal, sublinhando que ao deixar que as críticas sejam direcionadas para Roger Schmidt, a administração está a salvaguardar a sua posição perante o olhar dos adeptos do Benfica.
"Quem é o alvo? Roger Schmidt. Quem é o responsável? Roger Schmidt. O Roger Schmidt é o responsável de tudo?", questionou o antigo lateral do clube encarnado.
"Quem é que deu três anos de contrato a Roger Schmidt a ganhar oito, dez e 12 [milhões de euros]?", perguntou Diogo Luís, mostrando-se desagradado com a atitude da estrutura das águias.
"Agora estão escondidos? O que tem de fazer o presidente nesta situação na administração? É o meu treinador, conto com ele, se há seis meses acreditava nele deixou de acreditar? Se deixa de acreditar, paga 30 milhões a um treinador em três anos? Então mas as decisões no Benfica são feitas de repente, se está sol assina, não está sol, não? Agora é chegar à frente e dizer que este é o meu treinador que é para os adeptos se acalmarem."