Pepe é baixa para Sérgio Conceição nos próximos jogos, visto que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu aplicar-lhe uma multa e um castigo de dois jogos na sequência da expulsão em Alvalade, após um lance com o sportinguista Matheus Reis. O jogador verde e branco tentou retardar uma reposição de bola por parte de Pepe que lhe deu um 'chega para lá' que deixou o jogador leonino a sangrar e que levou o VAR a chamar a atenção do árbitro, que acabou por dar ordem de expulsão ao capitão portista.
Depois do jogo e nos últimos dias, algumas vozes azuis e brancas têm lamentado o comportamento de Matheus Reis no lance, indicando que não seria apenas Pepe que deveria ter sido sancionado pela equipa de arbitragem e Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, que passou por FC Porto e Sporting, entre outros clubes, admite que não alinha na narrativa portista neste caso.
"É um jogador pelo qual tenho uma admiração tremenda. Ponto. Se há coisa que o Pepe normalmente... Não provoca ninguém. Ninguém. Vê-se a carreira dele, limpinha", comentou o antigo jogador de futebol, prosseguindo com a sua ideia em tom irónico.
"Se há pessoa que tem razão de queixa das injustiças contra ele é o Pepe. Por acaso tem e estou muito solidário com o Pepe", declarou Fernando Mendes, na CMTV, onde deu conta de que tem acompanhado aquilo que se vai falando sobre a expulsão de Pepe e há algumas linhas retóricas que o deixam perplexo.
"Já ouvi que o Matheus Reis mordeu a boca para enganar o árbitro", disse, mostrando-se admirado com esta linha de ideia. "Com o punho fechado? Lei Pepe? O que uma pessoa pode dizer a isto?", questionou Fernando Mendes.
"É uma injustiça o que estão a fazer ao Pepe", concluiu a este propósito o antigo jogador de futebol Fernando Mendes, que é um adepto assumido do clube de Alvalade.
FC Porto queixa-se de entrada de Gyökeres sobre Pepe
Na sequência do jogo de Alvalade, o FC Porto, por via do seu porta-voz Francisco J. Marques, queixou-se de uma entrada do avançado sueco Gyökeres sobre o internacional português.
"O lance é perigoso e põe em risco a integridade física do Pepe, é atingido no tendão de Aquiles. Passou como se nada tivesse acontecido, não foi sinalizado pelo VAR e o árbitro não interveio. Admito que o árbitro não tenha visto, já me custa entender a não intervenção do VAR", lamentou o diretor portista.
Em declarações no Porto Canal, Marques disse que "o lance não é assim tão inocente como parece". "O jogador do Sporting tem a perna esquerda cruzada com a direita, não é um movimento normal de quem vai colocar a perna no chão. Não parece inocente", referiu Francisco J. Marques.