Morato é o terceiro central na hierarquia benfiquista, atrás do capitão Nico Otamendi e de António Silva, que têm formado a dupla de centrais das águias. Recentemente, a imprensa adiantou que o Nottingham Forest está interessado no defesa brasileiro e que poderá chegar aos 30 milhões de euros para convencer Morato a mudar-se para o futebol britânico.
José Sousa, antigo jogador de futebol, estranha os valores colocados como possíveis para este negócio, dado que Morato não é titular da equipa encarnada. "Eu faz-me confusão. Como é que o Nottingham Forest oferece 30 milhões de euros por um jogador que pouco joga nesta equipa do Benfica?", pergunta José Sousa.
Em declarações na Sport TV, o antigo jogador sublunhou que "os defesas titulares são o Nico Otamendi e o António Silva e o Morato tem uma proposta de 30 milhões de euros".
Em todo o caso, José Sousa acredita que as águias não devem vender Morato, se o central for estratégico para Roger Schmidt, que tem vindo a apostar cada vez mais no brasileiro.
"Se o Benfica não tem a mínima necessidade de efetuar o encaixe financeiro, como é óbvio, o mais importante nesta época é o aspeto desportivo".
José Sousa recorda que o Benfica "tem dois grandes centrais" e ainda "tem João Victor e Morato". "Deixou sair o Lucas Veríssimo e não faz sentido deixar sair este jogador", avisa José Sousa, vincando, contudo, que 30 milhões de euros por Morato lhe parece um valor que é quase "irrecusável".
"E mesmo assim estes 30 milhões de euros quase que são irrecusáveis", afirmou o antigo futebolista português, questionando-se sobre o valor do passe de Morato no caso de ser titular na Luz.
"É um central que tem qualidade e eu só gostaria de saber se Morato fosse titular quanto é que valeria o Morato nesta equipa do Benfica? Oitenta milhões de euros? Setenta milhões de euros?", questionou José Sousa.
"Se sem jogar vale 30 milhões de euros, mas de qualquer forma, se o Benfica não precisa do dinheiro pelas vendas que tem feito recentemente, acho que tem de olhar para a vertente desportiva e aí sim o Morato não faz sentido sair", concluiu o antigo jogador de futebol português.
Morato está há vários anos no Benfica, tendo sido contratado ainda em idade para integrar os escalões da formação encarnada. Ao longo dos anos, o jogador brasileiro tem vindo a conquistar o seu espaço nos encarnados.