Close Menu
  • Portugal
  • Grande Futebol
  • Prolongamento
  • Jogo do Povo
  • Motores
  • Modalidades
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram RSS
Bancada | FutebolBancada | Futebol
  • Portugal

    “Só para relembrar às gentes do FC Porto que o Benfica não foi condenado”

    Julho 14, 2025

    “Bem desenhado e bem jogado pelo Varandas”

    Julho 14, 2025

    “As pessoas não podem brincar com o Sporting”

    Julho 14, 2025

    “Estou mesmo preocupado com as eleições do Benfica. Se eu fosse a eleições tinha mais votos”

    Julho 14, 2025

    “Benfica devia fazer tudo para estes árbitros serem irradiados”

    Julho 14, 2025
  • Grande Futebol

    Jogo do Manchester United com hora portuguesa

    Abril 18, 2025

    Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

    Março 27, 2025

    Os 7 melhores treinadores do Benfica de sempre

    Março 26, 2025

    Onze contratações surpresa de portugueses para poderosos

    Fevereiro 27, 2025

    Multas do Borussia Dortmund: Sabe quanto custa não dar autógrafos?

    Outubro 2, 2024
  • Prolongamento

    “Benfica acha que tem um direito particular a subjugar tudo e todos”

    Junho 25, 2025

    “O maior rival do FC Porto e do Sporting é o Benfica. Ponto final parágrafo”

    Junho 20, 2025

    “Benfica dá audiências, não precisa das audiências de ninguém”

    Junho 13, 2025

    “Rui Costa bastante mal nos timings de comunicação. Varandas está-se a rir”

    Junho 10, 2025

    “Um presidente do Benfica tem por hábito falar aos gritos no parque de estacionamento?”

    Junho 4, 2025
  • Jogo do Povo

    Faróis do carro a dar luz e treinos no estacionamento no engenho do Eurico

    Junho 13, 2024

    S. João Ver. A bola dá tanto e nunca questiona nada

    Junho 6, 2024

    Peniche. Nem tudo que vem à rede é peixe

    Maio 29, 2024

    Lusit. Évora. E ninguém se lembra do capitão?

    Maio 23, 2024

    Mortágua. Entre sofás e colchões até ser outra vez ‘domingo’

    Maio 16, 2024
  • Motores

    MotoGP hoje horário Portugal: Hora de GP Chéquia 2025 e de todas as provas

    Julho 14, 2025

    Horário do GP da Bélgica em Fórmula 1 2025 (hora portuguesa)

    Julho 9, 2025

    Fórmula 1 horário Portugal: GP de F1 da Bélgica 2025 – hora portuguesa

    Julho 7, 2025

    Horários do GP do Reino Unido em Fórmula 1 2025 (hora em Portugal)

    Junho 30, 2025

    Horários do GP da Áustria em Fórmula 1 2025 (hora em Portugal)

    Junho 23, 2025
  • Modalidades

    UFC Night Fight: Horário Portugal da luta Lewis vs. Teixeira

    Julho 11, 2025

    Rip Curl Portugal: Horários do surf nos Supertubos de Peniche

    Março 13, 2025

    NBA Transmissão Portugal: Horário dos jogos da NBA, com hora portuguesa

    Fevereiro 20, 2025

    Calendário MotoGP 2025: Todas as provas de MotoGP de 2025

    Janeiro 23, 2025

    UFC Horário Portugal: Calendário 2025 e horas do UFC Fight Night em Portugal

    Dezembro 30, 2024
Bancada | FutebolBancada | Futebol
Início » O ‘miúdo’ dos seniores que ajudava nos treinos dos juniores
Portugal

O ‘miúdo’ dos seniores que ajudava nos treinos dos juniores

RedaçãoPor RedaçãoJunho 15, 20176 Mins Leitura
Facebook Twitter LinkedIn Reddit Telegram Email
Partilhar
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email

Ricardo Pereira está nas bocas da Europa e o treinador que o levou para Guimarães recorda porque o pretendeu no Vitória

Da condição de jogador emprestado a potencial trunfo que pode lutar por um lugar de destaque no plantel principal do FC Porto ou então vir a valer uma quantia lucrativa aos cofres dos azuis e brancos. Após duas épocas em evidência no OGC Nice, Ricardo Pereira prepara-se para ser um dos atrativos da próxima janela de transferências, ao ser ligado ao interesse de vários clubes de topo da pirâmide do futebol europeu, como o Paris Saint-Germain ou o Tottenham, entre outros.

Ricardo Pereira tem vindo a destacar-se pelo rendimento exibicional demonstrado dentro das quatro linhas, mas o caráter enquanto pessoa também tem sido fator marcante na carreira do jogador. Quem o diz é Armando Evangelista, treinador de Ricardo nos juniores do Vitória de Guimarães em 2012/13 e principal obreiro na aquisição do jovem à Naval. “O que o tem ajudado a singrar, para além das qualidades técnicas, são as qualidades enquanto pessoa que o Ricardo possui”, começou por dizer Armando Evangelista, em declarações ao Bancada.

O técnico de 43 anos contou ainda ao Bancada um episódio que caracteriza a chegada ao plantel principal do ‘miúdo’ que já treinava com os seniores, mas ainda ajudava nos treinos dos juniores. “Estreou-se a titular no plantel sénior contra a Académica e não mais voltou aos juniores. Acabou por ficar no plantel sénior e só ia aos juniores para ver os treinos e apanhar bolas, mais nada. Ele continuou a assistir aos treinos todos dos juniores, quando tinha sido promovido aos seniores e ia aos juniores só para apanhar bolas e ajudar os colegas a treinar. Isso reflete bem a personalidade do Ricardo”, reiterou Armando Evangelista.

Com as exibições demonstradas nas temporadas mais recentes e uma potencial vaga entre as escolhas de Sérgio Conceição, fica para saber se a eventual necessidade de venda do clube do FC Porto será fulcral para a continuidade de Ricardo Pereira, o jovem que se formou no Sporting e acabou a pertencer aos quadros do conjunto da cidade Invicta.

De Alcochete, via Guimarães, rumo à Invicta

Com o início da carreira enquanto jovem no Futebol Benfica, Ricardo Pereira passou a maior parte da formação em Academia de Alcochete, ao serviço do Sporting. Desde 2004 a 2010 nas camadas jovens do emblema leonino, o jogador agora pertencente ao FC Porto viu-se preterido das escolhas verde e brancas para os juniores em 2010/11, pelo que teve que rumar à Naval. Um desaproveitar de talento pelo Sporting, de acordo com Rodolfo Castro Simões, jogador do Lusitano VRSA e antigo colega de Ricardo nas camadas jovens leoninas.

“O Ricardo sempre foi um jogador de grande qualidade, muito humilde e revelava na altura ser bastante inteligente já. Penso que não teve as oportunidades merecidas no Sporting e acabou por demonstrar a toda a gente na Naval e posteriormente no Vitória todo o potencial que tinha”, considerou Rodolfo em declarações ao Bancada.

Esteve uma época nas camadas jovens da Naval, mas foi na cidade-berço que Ricardo Pereira se mostrou à elite do futebol português, tendo passado ainda pelos juniores do Vitória, tal como já foi referido. Recrutado por Armando Evangelista, saltaram à vista em Ricardo Pereira as características de ser “rápido e tecnicamente evoluído”, enquanto avançado na Naval, referiu o treinador.

Em 2012/13, o jogador de 23 anos destacou-se no conjunto principal vitoriano que conquistou a Taça de Portugal. Ricardo apontou, inclusive, o golo que deu o triunfo (2-1) aos minhotos sobre o Benfica na final da prova-rainha. Um dia “inesquecível”, segundo o próprio chegou a referir recentemente em entrevista à “TSF”.

Essa foi, de facto, a época que valeu a Ricardo Pereira a transferência para o FC Porto. Com um total de 37 partidas disputadas ao longo da temporada, o jogador foi uma das peças-chave no conjunto treinado por Rui Vitória. 2012/13 tem também o marco de ser a fase na qual o jogador luso-cabo verdiano demonstrou maior veia goleadora (oito golos) na carreira. Curiosamente, seis desses golos foram apontados na Taça de Portugal, competição conquistada pelos vimaranenses, na qual Ricardo obteve o registo de um golo por jogo, em média.

Ao fim de uma época no principal escalão do futebol português, já Ricardo Pereira estava a dar o ‘salto’ para um dos crónicos ‘três grandes’. Com 19 anos, o jovem rumava à cidade Invicta para vestir de ‘dragão’ ao peito. 2013/14 marcou a primeira temporada de Ricardo ao serviço do FC Porto, a qual foi pautada por fases entre a equipa principal e o conjunto secundário. Em termos globais, foram 21 partidas pela turma principal (onze como titular) e 12 pela equipa B, numa época em que Ricardo falhou em conseguir manter um lugar entre as escolhas principais de Paulo Fonseca (e posteriormente Luís Castro, a título interino) de uma forma consistente. 2014/15 seria similar e a saída aparentava ser o cenário mais provável, tal como se verificou.

Sair da zona de conforto para reencontrar a ribalta

A falta de minutos no FC Porto veio a transformar-se numa oportunidade que Ricardo Pereira não viria a desperdiçar. Em 2015/16, o jovem jogador foi emprestado pelos azuis e brancos e rumou então ao campeonato francês, para representar o OGC Nice. Um acordo para duas épocas que veio a revelar-se como fulcral para o que aguarda a carreira de Ricardo num futuro próximo. Nas duas temporadas em que marcou presença em solo francês, Ricardo Pereira conseguiu a façanha de valorizar-se substancialmente.

Em 2015/16 foi considerado o melhor lateral-direito da Liga Francesa, mas foi nesta época que se deu a afirmação plena de Ricardo Pereira. A versatilidade que o acompanha – já atuou como lateral-direito, lateral-esquerdo, médio-direito e extremo-direito – é atributo de peso no repertório do jogador que se destacou a fazer todo o corredor direito da equipa do Nice, que atua com uma defesa com três centrais, sistema tático díspar do habitualmente utilizado no FC Porto, pelo que é de considerar para que posição no plantel azul e branco se adequaria mais o jogador de 23 anos, com a eventualidade de uma proposta de transferência a pairar sob a Invicta.

Com a janela de transferências prestes a abrir, fica no ar a questão sobre por onde irá passar o futuro futebolístico do ‘miúdo’ que aos 18 anos já jogava nos seniores do Vitória, mas ainda era ‘apanha-bolas’ nos treinos dos juniores.

Armando Evangelista FC Porto OGC Nice Ricardo Pereira Vitória de Guimarães
Partilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email
Redação

PARA SI

“Só para relembrar às gentes do FC Porto que o Benfica não foi condenado”

Julho 14, 2025

“Bem desenhado e bem jogado pelo Varandas”

Julho 14, 2025

“As pessoas não podem brincar com o Sporting”

Julho 14, 2025

“Estou mesmo preocupado com as eleições do Benfica. Se eu fosse a eleições tinha mais votos”

Julho 14, 2025

“Benfica devia fazer tudo para estes árbitros serem irradiados”

Julho 14, 2025

“Gyökeres como homem não presta para nada”

Julho 14, 2025
Últimas Notícias

“Só para relembrar às gentes do FC Porto que o Benfica não foi condenado”

Julho 14, 2025

“Bem desenhado e bem jogado pelo Varandas”

Julho 14, 2025

“As pessoas não podem brincar com o Sporting”

Julho 14, 2025

“Estou mesmo preocupado com as eleições do Benfica. Se eu fosse a eleições tinha mais votos”

Julho 14, 2025
Veja também
Grande Futebol

Jogo do Manchester United com hora portuguesa

Por RedaçãoAbril 18, 2025

A que horas dá o jogo de hoje do Manchester United? Tudo sobre Manchester United com hora em Portugal

Grande Futebol

Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

Por RedaçãoMarço 27, 2025

Esta é a escolha do Bancada para os 7 melhores treinadores da história do FC…

Bancada | Futebol
Facebook Instagram RSS
  • Contactos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Depositphotos
Copyright © 2025 Bancada

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.