Portugal
“O mini transformou-se num carro de alta potência”
2024-07-11 09:25:00
"Francisco Conceição é um jogador diferenciado, com características próprias", diz ex-técnico portista Octávio Machado

A continuidade de Francisco Conceição no FC Porto não é certa. O jovem foi dos atletas que mais se valorizou na última época e, por isso, tem interessados na sua contratação. A SAD azul e branca não descarta a saída do camisola 10, que regressou ao FC Porto após um ano em Amesterdão ao serviço do Ajax. A valorização de Francisco Conceição foi tal que o ex-treinador portista Octávio Machado realça que o "mini", como chegou a ser apelidado se transformou num "carro de alta potência".

“O mini transformou-se num carro de alta potência”, diz Octávio Machado

“A vida do Francisco Conceição não foi fácil no FC Porto. Para regressar ao FC Porto teve de abdicar de uma parte do seu salário. E foi alvo de críticas”, começou por dizer o antigo treinador dos portistas, lembrando que chegaram a chamar Francisco Conceição de “mini”.

“Afinal de contas, o mini transformou-se num carro de alta potência. O Francisco Conceição é um jogador diferenciado, com características próprias”, salientou Octávio Machado, em declarações na CMTV.

“Enfrenta os adversários nos olhos, joga e procura a baliza e isso levou-o à Seleção Nacional e a ter clubes que o pretendem”, referiu Octávio Machado, antevendo uma saída de Francisco Conceição do FC Porto.

"Não tem condições para continuar no FC Porto e acabará por sair"

“A fase final foi muito atribulada, quem faz mal aos nossos, faz mal a nós próprios e não tem condições para continuar no FC Porto e acabará por sair”, vincou o antigo técnico portista.

Sobre Francisco Conceição, destacou ainda que “é um jogador importante, que tinha ganho o seu espaço”, acrescentou Octávio Machado, lembrando a importância dos laços familiares e recordando uma velha máxima popular.

“Quem não se sente, não é filho de boa gente, como se costuma dizer, e o Francisco Conceição vai querer procurar outro espaço para continuar a sua carreira e, naturalmente, não vão faltar clubes para ele desenvolver o seu futebol” concluiu Octávio Machado.

Um 'espalha brasas' e o "cabedal" para a Seleção Nacional

Francisco Conceição estreou-se na Seleção Nacional há poucos meses e foi chamado ao Euro2024 pelo selecionador nacional. No torneio de seleções até esteve em plano de evidência ao dar a primeira vitória lusa na competição diante da Chéquia.

Ainda assim, na altura, houve quem dissesse que 'Chico espalha-brasas', como o selecionador nacional Roberto Martínez o apelidou, "não tem cabedal para ser titular desta seleção".