Portugal
"O meu pai José Maria Pedroto já não está cá para o desmentir. Nojento"
2024-04-02 15:25:00
"PC mente descaradamente", acusa Rui Pedroto, filho da lenda portista José Maria Pedroto

José Maria Pedroto é uma lenda do FC Porto e o seu nome entrou na campanha eleitoral que é das mais intensas de que há memória no FC Porto. Rui Pedroto, filho do malogrado 'Mestre' ou 'Zé do Boné', como carinhosamente era conhecido, não gostou do que ouviu da entrevista de Pinto da Costa à SIC a respeito do pai falecido e das homenagens que tem sido alvo ao longo dos anos.

"PC mente descaradamente quanto à homenagem que José Neto faz na data aniversária do nascimento do meu pai", afirmou Rui Pedroto, em mensagem deixada na sua página do Facebook, onde deu conta de que a homenagem foi "sempre" por iniciativa do antigo membro da estrutura portista, que trabalhou com Pedroto no FC Porto.

Rui Pedroto diz que pai já não está cá para desmentir Pinto da Costa

"Esta homenagem foi sempre da iniciativa de José Neto e nunca do FC Porto", afirmou Rui Pedroto, lamentando a forma como Pinto da Costa tem vindo a falar da família Pedroto nesta altura de campanha eleitoral.

Rui Pedroto fala em tentativas de Pinto da Costa em "ferir" o sentimento de família junto dos familiares de José Maria Pedroto.

"Ferir o nosso sentimento familiar quando o meu pai já não está cá para o desmentir", escreveu Rui Pedroto, terminando com uma só palavra: "nojento".

"PC mente descaradamente quanto à homenagem que José Neto faz na data aniversária do nascimento do meu pai"

Nas últimas semanas, o clima de divisão entre Pinto da Costa e a família de José Maria Pedroto tem sido notório e há quem, por fora, entenda que Pinto da Costa não deveria atacar a viúva do 'Mestre' portista.

"Ele se tivesse respeito pela memória do Pedroto não atacava a viúva do Pedroto como atacou", disse Diamantino Miranda, recentemente, depois de Pinto da Costa ter dito que não está interessado nas viúvas das pessoas que foram importantes no FC Porto".

As eleições no FC Porto vão realizar-se no final deste mês de abril e a campanha tem vindo a decorrer de forma intensa, sobretudo com troca de argumentos entre as candidaturas de Pinto da Costa e André Villas-Boas. A campanha não está, pois, a ser com "fisgas e pedrinhas da calçada".

Além de Pinto da Costa, presidente do FC Porto há mais de 40 anos e recandidato, ao ato eleitoral concorre também André Villas-Boas, antigo treinador do FC Porto e Nuno Lobo, associado que em 2020 também se candidatou à presidência do emblema nortenho.

Pinto da Costa e a homenagem anual a Pedroto

Na entrevista à SIC, Pinto da Costa falou da homenagem anual a Pedroto. O presidente portista explicou que a família do malogrado terá tido um desentendimento com José Neto, antigo membro da estrutura portista.

"O argumento que me foi dado é que há um professor, José Neto, que era dos maiores seguidores de Pedroto, que escreveu um artigo em A Bola. Todos os anos a 7 de janeiro ele faz um evento no Dragão. Este ano, a 7 de janeiro - onde eu estou sempre -, curiosamente a família não pôs lá os pés", revelou Pinto da Costa.

O líder azul e branco disse que procurou explicações. "Mandei mensagem à filha, a doutora Isabel, a dizer que lamentava muito pela grandeza do nome do pai que não estivesse ninguém presente. Ela respondeu-me a dizer que não ia a nada organizado pelo professor José Neto. Eu fiquei 'banzado'", disse Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto revelou ainda que procurou justificações junto do próprio José Neto. "Perguntei ao José Neto o que se passava. Ele explicou-me que a filha tinha cortado com ele, porque ele escreveu um artigo em A Bola, e ela ficou zangada com ele. Ele escreveu sobre Bernardino Pedroto e o sangue que lhe corria nas veias. Que culpa tenho disso?".